Belém do Pará
Terra que foi morada dos índios Xucurus no século XVIII, hoje é para muitos, a Paris da Amazônia. Cidade que abriga o Círio de Nazaré - maior evento religioso do mundo – encanta seus visitantes com sua arquitetura expressiva e com sua hibridez cultural assinada na música e gastronomia com forte influência indígena.
Solo fértil, já sediou a era da borracha e conhece a efervescência da prosperidade. Experiente na produção de frutas como açaí, cupuaçu, taperebá e castanha, hoje, consolida-se como segundo maior Estado produtor de cacau e chocolate do país, com importante representação no cenário internacional.
Sua cultura mescla modernidade e valores históricos. Suas lendas amazônicas estão eternizadas na nossa memória.
Cultura exuberante e beleza natural, a capital paraense recebe entre os dias 12 a 15 de setembro, o I Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia e, certamente, irá conquistar e envolver quem quiser vivenciar sua originalidade numa experiência multissensorial, mas especialmente, com muito sabor.
O Festival
O evento que há cinco edições é sucesso de público e crítica na Bahia, tem como objetivo incentivar a produção do fruto, divulgar as novidades do chocolate brasileiro no mundo e promover o turismo e a cultura local.
Com programação diversificada, o festival reúne grande número de fabricantes de chocolate e cacauicultores do Brasil no intuito de incentivar a produção gourmet e tornar o país autossuficiente no cultivo do fruto. Proporciona também oportunidades de negócios, encontros com profissionais renomados que juntos, compartilham com os visitantes a paixão por chocolate, cultura, arte, gastronomia, turismo e diversão.
Programação
Diferentes atividades acontecem ao mesmo tempo durante os quatro dias do evento. A Feira do Chocolate é um espaço de exposição onde os fabricantes de chocolate fino e artesanal podem apresentar e vender seus produtos para o público final.
Palestras sobre cacau e chocolate, cursos, rodadas de negócios e uma ampla programação cultural completam a grade de atividades do evento.
O Festival também promove concursos que destacam os melhores produtos do mercado, premiando a melhor sobremesa de hotéis e restaurantes da cidade, a melhor amêndoa e os melhores bolos artísticos.
Além disso, os visitantes podem apreciar esculturas de chocolate, fotografias dentre outras representações artísticas e culturais. Tudo isso em um espaço comparável a uma galeria de arte denominada Chocolarte. No V Festival Internacional do Chocolate e Cacau, que aconteceu em julho na cidade de Ilhéus, o chef Lucas Corazza, apresentou oito esculturas em homenagem as obras do escritor baiano, Jorge Amado.
Sob tema “Uma Viagem ao Berço do Cacau”, inspirado na história da região das florestas tropicais - lugar onde surgiram os primeiros cacaueiros - o chocolate ocupa seu lugar de destaque no evento que pretende consolidar, não só o mercado do cacau, mas o sabor do chocolate brasileiro para assim, conquistar e evolver quem quiser vivenciar sua originalidade numa experiência inesquecível.
Festival Internacional do Chocolate e Cacau da Amazônia
Quando: Dias 12, 13, 14 e 15 de setembro de 2013
Onde: Hangar Centro de Convenções da Amazônia, Belém, Pará.
O Festival é uma realização do Governo do Estado do Pará através da Secretaria de Agricultura, SEBRAE, FAEPA, CEPLAC, entre outros e é organizado pela MVU Promoções e Eventos, empresa do Grupo M21, idealizadora do projeto.