Setur e Dieese estimam que mais de dois milhões de romeiros participam da principal procissão do Círio de Nazaré |
O governador Simão Jatene chegou cedo à Estação das Docas, onde foi montado o camarote do Governo do Estado, e de onde ele assistiu a passagem da imagem da Nossa Senhora de Nazaré, acompanhado pela primeira dama do Estado, Ana Jatene; pelo vice-governador Helenilson Pontes; de lideranças políticas, secretários de Estado e convidados, na procissão do Círio realizada na manhã deste domingo, 13.
Para o governador, a época do Círio de Nazaré é uma situação ímpar, por ser um momento de reencontro com familiares e amigos e, principalmente, um reencontro do indivíduo consigo próprio. “Você não pode dizer ‘eu vou assistir ao Círio de Nazaré’, porque só tem uma forma de participar do Círio, que é vivenciando ele. Essa condição mágica deriva de várias coisas e uma delas é o reencontro de cada um consigo mesmo, com a sua crença, com a sua fé, com seus valores mais profundos. Acho que essa condição de reencontro consigo mesmo é um momento fantástico”.
Outro significado forte do Círio de Nazaré, na opinião de Simão Jatene, é o agradecimento. Ele lembra que nunca viu uma pessoa não se emocionar durante a procissão nazarena, mesmo aquelas que participam da festa anualmente, por ela extrapolar o direcionamento religioso de cada um, focando apenas no sentimento de fraternidade, solidariedade e amor que toma conta da multidão que caminha pelas ruas do centro de Belém.
“O Círio emociona pela questão religiosa sim, mas emociona mais ainda ao ver a fé, a esperança no olhar de cada um, ao ver essa massa que é capaz de construir uma coisa fantástica, que é manter a ordem na desordem, o que seria impossível de imaginar numa construção humana. Mais de dois milhões de pessoas nas ruas e a gente não tem conhecimento de nenhum tumulto. Isso mostra que a fraternidade, a solidariedade e o amor têm a capacidade de fazer com que, cada vez mais, nesses momentos, a gente tenha o de mais profundo em cada um que é justamente a nossa humanidade. Desejo que esse momento de fraternidade e de solidariedade que envolve o Círio possa se repetir todos os dias em nossas vidas, permitindo que a gente possa ter um mundo de paz”, afirmou Simão Jatene, governador do estado.
O prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, natural de Minas Gerais, disse que o Círio ultrapassa os limites geográficos do estado e conquista devotos em todo o país. “A devoção à Nossa senhora de Nazaré não é baseada no local onde se nasce, mas na fé que se tem, que é demonstrada nas procissões do Círio. Que a fé representada nos promesseiros da corda sejam transmitidas a cada um de nós.
Para o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), Márcio Miranda, o Círio é uma oportunidade de renovar a união entre os povos e um exemplo a ser seguido por todos. “É muita emoção, vem gente de todos os lugares para essa grande confraternização que une pessoas de interesses diferentes em torno de um bem comum, que é a fé. Sendo um verdadeiro exemplo de conduta para todo o Brasil”.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur), em parceria com o Dieese, estima que mais de dois milhões de romeiros participam da principal procissão do Círio de Nazaré, que atraiu cerca de 78 mil turistas à capital paraense neste período de homenagens à padroeira dos paraenses. O secretário de Estado de Turismo (Setur), Adenauer Góes, explica que foi realizada uma campanha de marketing em 12 estados brasileiros, destacando a festa do Círio e convidando as pessoas a conhecerem o Pará e seus destinos turísticos, como a Ilha do Marajó e Santarém.
O titular da Setur disse, ainda, que o Pará participou da Expo Católica, uma feira especializada em turismo religioso realizada no Rio de Janeiro durante a Jornada Mundial da Juventude. A participação do estado na feira é uma das ações previstas no Plano Estratégico de Turismo do Estado, que está sendo implementado. O segmento de turismo religioso, com foco no Círio de Nazaré, é o principal segmento trabalhado do ponto de vista mercadológico para superar o desafio de manter a presença regular de turistas no Pará.
“Estamos trabalhando para que turistas sejam atraídos para o nosso estado ao longo do ano inteiro pela devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Durante a Jornada Mundial da Juventude, nós entregamos ao Papa Francisco uma réplica da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, um presente que representa a fé e a devoção do povo paraense”, contou Adenauer Góes, secretário da Setur.
Fonte: Agência Pará