A padroeira celebrada na maior manifestação religiosa do Brasil também é fonte de inspiração para a exposição “Joias de Nazaré 2013 – Povo do Círio – Arte, Cultura, Vida e Fé em Honra à Maria”. A abertura será nesta quinta-feira, 3 de outubro, às 18h. As produções ficarão expostas para visitação até o dia 31, na Casa do Artesão do Espaço São José Liberto, no Polo Joalheiro do Pará.
A iniciativa é do Governo do Pará, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult-PA) e Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração (Seicom) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama).
O uso de ícones da religiosidade local como fonte de inspiração para joias tem como resultado produções inusitadas, originais e de bom gosto. O trabalho é composto por peças produzidas por profissionais do Polo Joalheiro, a partir de materiais diversos, entre eles, pedras preciosas, babaçu, ouriço de castanha, ouro, fibra de miriti.
A exposição é composta por cerca de quatro mil peças, com até 500 milhões de anos, entre diamantes, ametistas e amostras de ouro, cerâmica marajoara e tapajônica, além de muiraquitãs.
Serviço: Exposição “Joias de Nazaré 2013 – Povo do Círio – Arte, Cultura, Vida e Fé em Honra à Maria”. De 3 a 31 de outubro, no Espaço São José Liberto, localizado na Praça Amazonas, s/n. Entrada franca.
Texto: Alexandra Cavalcanti - Secult
Foto:Carlos Sodré/ Agência Pará