quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Paratur apresenta o destino turístico Pará no Fórum do Mercosul


Os produtos, segmentos e regiões turísticas do Pará estavam na pauta do 3º Fórum Multilateral de Negócios no Mercosul, evento realizado nos dias 01 e 02 deste mês, no Hilton Hotel, em Belém. O Pará, enquanto destino turístico prioritário na Amazônia, foi apresentado aos representantes de vários países pela diretora de marketing da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Jacqueline Alves, na tarde da última quarta-feira, dia 2.

O Fórum Multilateral de Negócios no Mercosul foi promovido pela Federação de Câmaras de Comércio e Indústria Venezuela-Brasil onde se fizeram presentes representantes dos países do bloco econômico e dez estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil. A programação incluiu sete painéis sobre economia social, turismo e esportes, ciência, tecnologia e infraestrutura. Uma rodada de negócios contou ainda com a participação de cerca de 40 empresários estrangeiros e empresas locais.

Durante a palestra Jacqueline Alves explicou que o Pará é o portão de entrada de uma das maiores florestas tropicais do mundo – A Amazônia – que concentra belas paisagens, ricos cenários e incontáveis exemplares de fauna e flora existentes na região, além das atividades turísticas praticadas na região, e na pluralidade cultural influenciada pela miscigenação das inúmeras etnias que aqui aportaram, fator determinante para o resultado das riquezas culturais e arquitetônicas deixadas como herança em cada cidade da região. Aspectos que tornam o destino atraente aos visitantes e propício a investidores.

Segundo ela, o destino conta hoje como uma excelente infraestrutura, rede hoteleira fortalecida, modernos espaços de eventos, a exemplo do Hangar – Convenções e Feiras da Amazônia. Na oportunidade apresentou o roteiro Pará: 8 dias e 7 noites, que oferece aos visitantes, agentes e operadores inesquecíveis possibilidades de conhecer e apreciar os principais pontos turísticos das regiões turísticas de Belém, Marajó e Tapajós. O roteiro revela durante a permanência do visitante, em sofisticados e típicos restaurantes, por que a gastronomia paraense foi considerada a mais brasileira do país por chefs renomados no mundo inteiro, que difundem a culinária paraense inspirados nas influências indígenas, africanas e européias que marcam a história do Pará.

O Pará recebe hoje cerca de 1 milhão de turistas por ano e tem uma cadeia produtiva do turismo que envolve mais de 50 atividades de diversos setores econômicos. Neste mês de outubro, por exemplo, deve receber 77,9 mil turistas, o que representa uma injeção financeira de U$ 28,95 milhões resultante dos gastos destes turistas em Belém, durante o Círio.

Texto: Benigna Soares - GEC Paratur