Representantes da Paratur, Seduc e Seel traçam estratégias para receber os participantes dos Jogos Escolares da Juventude |
Parceria firmada entre o Núcleo de Esporte e Lazer (NEEL) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) vai garantir um receptivo especial aos cerca de 5 mil jovens entre 15 e 17 anos que vão participar, em Belém, dos Jogos Escolares da Juventude.
Reunião realizada na tarde da última segunda-feira, dia 30, entre representantes da Paratur, Seduc e da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), definiu alguns detalhes desse receptivo, que será marcado, principalmente com city tour pelos principais pontos turísticos de Belém. Um river tour também será oferecido aos cerca de 20 observadores internacionais e 30 jornalistas que participarão do evento, que acontece de 7 a 17 de novembro na capital paraense.
Marcelo Mendes, presidente da Paratur, Glória Guerreiro,
da Seduc e Ana Júlia Chermont, da Seel.
|
A professora Glória Guerreiro, coordenadora do NEEL e intermediadora de ações do Governo do Estado com a equipe técnica do COB (Comitê Olímpico Brasileiro) explicou que o evento é uma grande oportunidade para que o Estado apresente suas ações além das modalidades esportivas previstas.
"Estamos preparando uma programação especial para esse período uma delas é uma evolução que envolverá 420 estudantes que, a partir de coreografias, vão apresentar nossas lendas, nossa floresta, nossas danças e outros aspectos da cultura paraense. O repertório terá Fafá de Belém, Waldemar Henrique e outras músicas significativas para a Amazônia.
Belém será a primeira cidade da Região Norte a receber a competição, criada em 1969 e que ano passado aconteceu em Cuiabá (MT).
Marcelo Mendes confirmou o apoio da Paratur ao evento, que considera de valor imensurável para fortalecer o turismo.
"Além de apresentarmos as opções de turismo em Belém, seja na área urbana seja na região das ilhas, também vamos criar estratégias para mostrarmos a esses jovens, turistas em potencial, que o Pará é a obra-prima da Amazônia. A ideia é recebê-los com a excelência do nosso receptivo turístico para que, após os jogos, retornem ao Pará e que sejam multiplicadores do nosso turismo.
O receptivo especial aos jovens estudantes e aos observadores que virão de 20 países incluirá passeios diários, de 7 a 16 de novembro es espaços como o Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Mangal das Garças, Pólo Joalheiro, Estação das Docas, Museu Goeldi, entre outros.
Na próxima segunda-feira, dia 7, às 16 horas, a comitiva responsável pelo receptivo vai apresentar, aos dirigentes do COB, a proposta de roteiros turísticos e de receptivo que será executada durante os jogos.
Texto e Fotos: Benigna Soares - GEC Paratur