A nova diretoria do Polo Turístico Amazônia Atlântica foi empossada na tarde de terça-feira (5), no auditório da Secretaria de Estado de Turismo (Setur). O turismólogo Jean Barbosa, que atualmente é titular da Secretaria de Turismo de Salinópolis, assume o cargo de presidente do fórum local para o biênio 2014/2015. A cerimônia de posse reuniu representantes de municípios da região, como Bragança, Curuçá, Marapanim e São João de Pirabas.
“Esse é um momento que se reveste de um significado muito grande, pois estamos dando sequência a um processo de organização do turismo no Estado como atividade econômica, dentro de um viés tanto da gestão pública quanto empresarial, e ainda da sociedade”, afirmou o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “Nós temos um objetivo em comum. As instituições se fortalecem na medida em que as pessoas que passam por elas deixam suas contribuições positivas”, ressaltou.
"Ao assumir a presidência do Polo Amazônia A, cabe a mim, em parceria com os outros representantes municipais, empresários e instituições representativas do turismo, a responsabilidade de desenvolver a atividade turística como negócio nestes municípios, contribuindo para o desenvolvimento cultural, social e ambiental, e para novas oportunidades de trabalho, emprego e renda, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais", explicou Jean Barbosa, ao destacar ainda que a administração do turismo deve ser levada de forma séria e em total sintonia entre poder público e iniciativa privada.
Marcelo Mendes, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), destacou na solenidade a importância da cooperação, união e sintonia que deve existir entre todos os agentes envolvidos com o turismo no Estado. “Agora nós temos as ferramentas e a estrutura necessária. Turismo é algo muito sério. Um ramo de negócios, sustentabilidade e desenvolvimento social. Uma grande força capaz de impulsionar a economia e gerar resultados”, afirmou.
O Polo Amazônia Atlântica é um órgão colegiado consultivo, propositivo e mobilizador da atividade turística, e tem por finalidade promover o desenvolvimento turístico pela integração dos 48 municípios do nordeste paraense.