A mais doce das homenagens a Virgem de Nazaré ocorre neste domingo, 19, a partir das 08h, durante a Romaria das Crianças. Na ocasião, os pequenos aproveitam para prestar suas homenagens durante está que é a nona das 12 Romarias Oficiais do Círio. A Romaria inicia logo após Missa, celebrada na Praça Santuário de Nazaré pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira.
Crianças, adultos e idosos aproveitam para ficar mais próximos da Imagem Peregrina por está ser uma das procissões mais tranquilas. Também conhecida como Círio das Crianças, a procissão está em sua 25ª edição e é considerada uma das maiores romarias oficiais do Círio de Nazaré chegando a reunir quase 350 mil pessoas, de acordo com o Dieese/PA e Diretoria da Festa de Nazaré. Ainda de acordo com os órgãos, a Romaria das crianças deverá cumprir o trajeto de 2, 8 km em aproximadamente 2h30.
A Imagem Peregrina será conduzida em um carro andor pelas ruas do entorno da Praça Santuário. Quatro carros de anjos também contribuem para a beleza do cortejo em honra de Nossa Senhora de Nazaré. Crianças da catequese de várias comunidades da Arquidiocese de Belém e de outros municípios como Vigia e Distrito de Mosqueiro também participarão da romaria, como uma iniciativa de introdução na tradição da Fé Mariana.
O Círio das Crianças tem início na Praça Santuário, seguindo pela Avenida Nazaré, Trav. 14 de março, Avenida Governador José Malcher, Trav. Dr. Moraes, retornando para a Av. Nazaré e à Praça Santuário, em um percurso de aproximadamente 2,8 Km.
História - A primeira Romaria das Crianças foi realizada em 21 de outubro de 1990, com cerca de 1.500 participantes. Em 1994, o andor foi substituído pelo “andor” colocado em um carro. Até 1999, eram as esposas dos diretores da Festa de Nazaré que providenciavam tudo: desde a decoração até os atos litúrgicos. A partir de 2000, o Padre Francisco Silva pediu que a equipe de catequese da Basílica Santuário assumisse uma maior participação na organização da romaria. Neste mesmo ano foram inseridos dois carros: os anjos Custódio e Protetor da Cidade. Desde 2003, os quatro carros dos anjos – que participam da procissão do Círio - também vão às ruas com a Romaria das Crianças.