segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Paratur abre nesta terça exposição “Natureza, Cultura e Fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré”

Recontar um pouco dos 222 anos da história do Círio de Nossa Senhora de Nazaré e dos 29 anos em que o evento turístico religioso tem prioridade nas ações de promoção, divulgação e marketing executadas pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Este é um dos objetivos da exposição “Natureza, Cultura e Fé: a grandiosidade do Círio de Nazaré”, que a Paratur abre às 19 horas desta segunda-feira, dia 7, às 19 horas.

A exposição, que poderá ser vista até o dia 31 de outubro, das 9h às 18 horas, na Capela São José, do Espaço São José Liberto (Polo Joalheiro) conta com apoio da Secretaria de Estado Turismo (Setur) e da Fundação Escola Bosque e da Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA).

A abertura da exposição contará com a participação especial do Maestro Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes, da soprano Dione Colares e do quarteto de chorinho do Núcleo de Artes da Universidade do Estado do Pará – UEPA, Agentes e Monitores Ambientais – AMA.

Carlos Figueira, gerente de Promoção da Paratur, que coordena a exposição consiste em oito painéis explicativos e com imagens fotográficas do Círio e da Romaria fluvial, de autoria dos fotógrafos Benigna Soares, Jean Barbosa e Thiago Figueira, da Paratur, Carlos Sodré e Eliseu Dias, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e George Maués, do Auto do Círio.

Os painéis retratam o Círio de Nazaré e o turismo, os brinquedos de miriti, o Auto do Círio, as romarias, o almoço do Círio, os sabores, encontros e lembranças, o receptivo aos romeiros, o Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial, entre outros aspectos.

Carlos Rocque – Também será lançada na ocasião a edição ampliada do livro “Historia do Círio e da Festa de Nazaré”, que faz um contraponto marcante entre o Círio de ontem e de hoje, através de uma releitura da obra do historiador, jornalista, escritor e ex-presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Carlos Roque, lançada em 1981. Carlos Rocque é também o idealizador, em 1986, da Romaria Fluvial, que este ano completa 29 anos.

Síntese - A obra em sua versão ampliada, totaliza 221 paginas, incluindo a 3ª parte do livro com o tema: O Círio de Nazaré na atualidade, A Romaria Fluvial como motivadora das atuais romarias, O circuito das romarias, As festas populares do Círio, A Paratur e a promoção do Círio de Nazaré, e A evolução do Círio sob a ótica do turismo.