Uma rede de atendimento e prestação de serviços, qualificada para bem receber turistas nacionais e estrangeiros. Esse é um dos objetivos dos cursos de idiomas em Inglês e Francês, oferecidos em parceria pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (Abav-PA), Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e as escolas de línguas Centro Cultural Brasil-Estados Unidos (CCBEU) e Aliança Francesa.
Com conteúdo e metodologia voltados ao turismo receptivo, em especial para atender o aumento da demanda formada por turistas norte-americanos e europeus, que dispõem de voos diretos operados pelas empresas TAM e TAP, os cursos são ofertados a partir das bases e premissas do Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), desenvolvido pela Setur nos seis polos turísticos paraenses: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins, Marajó, Tapajós e Xingu.
Os cursos, que ocorrem até 17 de dezembro, são realizados nas instalações da Aliança Francesa e do CCBEU, com a participação de 31 profissionais do turismo receptivo, enfatizando o domínio de idioma, objetividade e cordialidade no atendimento ao turista internacional. “É importante destacar que o mercado turístico é muito dinâmico, requisitando profissionais em constante manutenção de conhecimentos técnicos e domínio de idiomas. Portanto, esta qualificação voltada aos profissionais do receptivo contribuirá para o desenvolvimento do turismo no Pará”, ressaltou a coordenadora do PEQTur, Ruth Campos.
Alimentação – Para melhorar, cada vez mais, a culinária - um dos pilares do receptivo turístico -, 45 profissionais do segmento de alimentos e bebidas da Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém) também participam do Curso de Inglês Básico Aplicado ao Turismo, realizado em parceria com o Ministério do Turismo (Mtur), no âmbito do Pronatec e do PEQTur/PA. A iniciativa busca facilitar aos empresários do setor o aperfeiçoamento profissional de seus empregados e colaboradores, e tem como executor o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), em parceria com o Instituto Arcelino Elias.
Participam da capacitação trabalhadores das barracas de venda de tapioca na Praça da Matriz, mototaxistas, artesãos, trabalhadores/as do turismo de base comunitária, barraqueiros, profissionais de restaurantes, bares e hotéis da ilha. A formação será concluída no próximo dia 16 de dezembro.
Israel Pegado - Secretaria de Estado de Turismo do Pará
