quarta-feira, 19 de novembro de 2014

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura, responsável pelas políticas públicas para o setor museal no Brasil, realiza a cada dois anos o Fórum Nacional de Museus (FNM). Evento de abrangência nacional, o fórum tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM), consolidando as bases para a implantação de um modelo de gestão integrado dos museus brasileiros, por meio do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

Em sua 6ª edição, o FNM trará para a cidade de Belém (PA), entre os dias 24 e 28 de novembro de 2014, o tema Museus Criativos, em parceria com a Secretaria de Economia Criativa (SEC) do Ministério da Cultura. A partir desta temática, o conjunto de palestras, apresentações e discussões do evento foi idealizado com vistas a enfatizar o caráter interdisciplinar, bem como as funções sociais e culturais das instituições museológicas.

O 6º Fórum Nacional de Museus (FNM) oferece um conjunto diversificado de atividades, algumas abertas a todos os inscritos e outras específicas. As inscrições estão abertas até hoje (19), clique aqui para se inscrever gratuitamente sendo necessário entregar 1 kg de alimento não perecível. Você pode acompanhar a programação completa por aqui.

O 6º FNM já tem local certo para acontecer entre os dias 24 a 28 de novembro, em Belém (PA): o Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia foi escolhido por possuir a estrutura necessária para sediar todas as atividades programadas.

Do local, serão utilizados dois auditórios (Principal e Marajó), três salas multiuso, as salas Belém e Pará, além do Hall Foyer. Esses espaços somam capacidade superior a três mil lugares e abrigarão painéis, conferências, minicursos, comunicações coordenadas, reuniões paralelas, grupos de trabalho e encontros, como o Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação Museal e a 4ª Teia da Memória.