 |
Francisco Billelo, representante da Agência Abreu em Aveiro, Portugal, garante a comercializaçãoda cultura e natureza pelas agências europeias ligadas à Agência Abreu |
Na quinta-feira e na sexta, o grupo conheceu alguns dos principais atrativos turísticos de Belém, entre eles o Complexo Ver-o-Peso, Mangal das Garças, entre outros atrativos da capital paraense e do Marajó. O grupo, que almoçou no Manjar (Mangal das Garças) e também conheceu o cardápio tipicamente paraense da chef Daniella Martins, na Estação das Docas, está encantado com o Pará.
 |
O segundo grupo com 11 operadores europeus, ligados a Soltrópico,
e um representante da TAP chegou em Santarém dia 7. Em Belém
visitou diversos atrativos, a exemplo do Museu Paraense Emílio Goeldi. |
Ilena Ferreira, que representa a Agência Abreu em Lisboa, ficou encantada com o Ver-o-Peso, onde fez algumas comprinhas. “Minha mãe é muito idosa, sofre de problemas nos ossos e resolvi comprar este medicamento”. Afirmou a jovem empresária ao adquirir da erveira Cheirosinha uma “Pomada Milagrosa”, medicamento fitoterápicoque é vendido com uma variedade de outros remédios, essências, mandingas e encantamentos do Ver-o-Peso.
 |
Algumas operadoras de Portugal que vieram à convite da Paratur
e da TAP representam até 400 agências de turismo,
a exemplo da GEA. |
O patrimônio histórico e cultural de Belém, ligado historicamente a Portugal despertou a atenção dos profissionai s de turismo e assegurou ao Pará um lugar de destaque na comercialização do Brasil pela empresa. “Belém é uma cidade que tem muito a oferecer, especialmente quanto aos aspectos culturais”. Afirmou Francisco Billelo, que coordena o famtur da Agência Abreu através do projeto Mundo Abreu, que leva operadores a diferentes destinos turísticos do mundo. Para ele, que é técnico de turismo da Agência Abreu em Aveiro, o segmento de natureza é o que diferencia o Pará na comercialização do destino nos mercados que a empresa opera.
 |
A representante de Vendas da TAP, Natália Sampaio falou do
investimento da companhia aérea juntamente com o Governo do
Pará visando promover o destino Pará no mercado europeu. |
Durante sua estadia no Pará, além do Marajó e da Ilha de Mosqueiro, nesta terça-feira, dia 11, os operadores visitam uma comunidade ribeirinha durante um passeio de barco pelos rios que circundam Belém.
 |
Nuno Anjos, diretor comercial da Soltropico garante que mais de 730
agências de turismo estiveram representadas pelas 11 agências que
comercializam produtos turísticos com a operadora europeia.
Natália Sampaio reafirmou compromisso da TAP em manter a ligação
direta entre Portugal e o Pará através do voo direto Belém-Lisboa
|
SANTARÉM – Também está no Pará desde o último dia 7 um outro grupo com 12 operadores e um representante da TAP que escolheu Santarém como destino inicial da visitação, que assim como a da Mundo Abreu visa também promover o voo direto da TAP entre Belém e Lisboa tendo o Pará como destino de referência para os turistas europeus.
No Tapajós, além de um city tour na sede de Santarém, o grupo visitou a vila de Alter-do-Chão, fez river tour no Lago Verde, conheceu o artesanato indígena local, igarapés da região, a praia de Pindobal, subiu a serra da Piraoca e apreciou botos, além de participar de um jantar típico durante um ritual de piracaia, na praia.
 |
Edna Rocha, da Abav-Pa, Nuno Anjos, diretor da Soltrópico,
Carlos Figeuria e Jacqueline Alves, da diretoria de Marketing
da Paratur promoveram um encontro entre os operadores de Portugal
e agentes de viagens do Pará |
No domingo, já em Belém, o grupo percorreu o rio Guamá, co
m direito à vista da orla fluvial da capital paraense, e contemplou o nascer do sol e o movimento de vários tipos de barcos, desde grandes gaiolas e balsas até "popopos", como são conhecidas as embarcações dos ribeirinhos. Chegou até a ilha do Combu, bem em frente à Belém, passando pelo Furo do Benedito, onde desfrutou a beleza exótica deste fascinante mundo das águas.
 |
Operadores da Soltrópico representando mais de 730 agências de turismo da Europa com representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV), da TAP Portugal e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em r eunião na sede da Abav |
Durante uma curta caminhada, os portugueses conheceram a exuberante Amazônia paraense, seus diferentes ambientes como floresta de terra firme, floresta de várzea e vegetação aquática, assim como a vida singular do ribeirinho, suas estratégias e interação com o meio ambiente, e os recursos naturais usados na sua vida diária, como pesca, caça, agricultura e extrativismo. O city tour em Belém incluiu o Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitana, Mangal das Garças, Estação das Docas e um river tour na orla de Belém ao entardecer.
Na manhã desta segunda-feira, dia 10, o grupo iniciou o passeio pela Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré e Museu Paraense Emílio Goeldi. Ao final da manhã terá um encontro com empresários de Belém e representantes da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Pará.
“Nossa estratégia foi mostrar aos dois grupos as principais opções de fazer turismo nas regiões de Belém, Marajó e Tapajós e assim promover o Pará na Europa”. Disse Jacqueline Alves, diretora de Marketing da Paratur.
LEIA MAIS: WWW.TURISMOPARAENSE.BLOGSPOT.COM