De acordo com o último balanço realizado entre os hotéis da Associação Brasileira de Indústria de Hotéis de Alagoas, a média de ocupação hoteleira para o período da Semana Santa será de 66,67% dos leitos. Para os hotéis de padrão cinco estrelas a ocupação prevista é de 82%. A tendência é que esses números sofram alterações positivas devido à procura de última hora, principalmente por turistas regionais que chegam ao Estado por carro e ônibus.
Segundo o presidente da ABIH-AL, Maurinho Vasconcelos o momento atual da economia brasileira não favoreceu ao mercado turístico de longa distância nesse período. “Continuamos tendo como grande desafio a malha aérea. Alagoas possui uma das malhas menos favorecidas do Nordeste, o que na lei de oferta e procura acaba influenciando nas tarifas, diminuindo a competitividade de nossos pacotes em relação a outros mercados concorrentes, como é o caso do Rio Grande do Norte. Um dos objetivos da entidade é continuar trabalhando para a diminuição do ICMS para o QAV , a exemplo do que vem acontecendo em outros estados”, afirma Vasconcelos que desde o ano passado conta com o apoio do trade turístico para garantir o mesmo benefício para o Estado.
Atualmente, turistas das grandes cidades brasileiras procuram por destinos similares a Alagoas fora do país. A maior concorrência que o Estado enfrenta vem de regiões como o Caribe que mantém tarifas atraentes apesar da alta do dólar.
ALAGOAS - Mesmo com os desafios que Alagoas enfrenta para captar fluxo turístico, o destino é um dos mais atraentes do Nordeste, como foi revelado pela ABIH, Abrasel e Governo do Estado aos profissionais de comunicação ligados à Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), que realizou em Maceió seu último encontro de Conselho Diretor, entre os dias 17 e 22 de abril.
Entre as dicas imperdíveis para sua estadia em Maceió, que pode ser no Radisson, quarto melhor hotel do Brasil, recomendamos, além do tradicional city tour, uma visita ao Pontal da Barra e ao bairro das Rendeiras para conhecer o artesanato local. No município de Barra de São Miguel, recomendamos o confortável Hotel Village Barra. Não deixe de apreciar uma bela vista alagoana do
Mirante do Gunga, local apropriado para compra de roupas de praia e artesanato. Outra sugestão é o Ilôa Resort, mas vá preparado para ficar e apreciar o espaço com serviços, entretenimento e conforto inigualáveis.
Um lugar que você não pode deixar de conhecer é a praia do Francês, um dos mais belos atrativos de Alagoas e com um diferencial agora, o Hotel Ponta Verde Francês. Aqui, além da qualidade dos serviços, do luxo dos apartamentos, a gastronomia é uma das melhores.
Se ainda tiver tempo, conheça a Ipioca “Hibiscus”, belíssima praia do litoral norte de Alagoas e fique atento às sugestões da Abrasel de Alagoas para a gastronomia daquele estado. É uma das mais ricas e deliciosas do país. Em sua rota gastronômica vá ao Restaurante Anamá e ao Divina Gula e consulte outras sugestões aqui: http://al.abrasel.com.br
Se você deseja conhecer melhor, procure na Transamérica Turismo o Guia Roger Melo, associado ao Singtur de Alagoas. Também sugerimos conversar com a Secretaria de Turismo do Estado de Alagoas e com a ABIH Alagoas.
Texto: Maria Fernanda Gomes (Ascom ABIH Alagoas) com Benigna Soares (Abrajet-Pará). Fotos: Jefferson Severino (Abrajet Pará) e acervo ABIH Alagoas.
