O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 25, na Sala de Coletiva da Expo Internacional de Turismo - Abav, evento que conta com a participação da Setur desde o ultimo dia 24 e segue até 26, no Anhembi, em São Paulo.
Joy Colares representa a Setur, acompanha uma comitiva com cerca de 20 empresários de turismo do Pará, que junto com técnicos da Diretoria de Produtos da Setur promovem, divulgam e articulam a comercialização do turismo paraense no Brasil e diversos países.

Fátima Villa, maior realizadora da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa, apresentou dados sobre a importância da feira para impulsionar o turismo do Brasil a exemplo do turismo de regiões ricas em natureza, como a Amazônia, no mercado europeu. Fátima defendeu, durante a reunião do Fornatur, ações estratégicas compartilhadas, a exemplo do compromisso assumido na ocasião entre Mtur, Embratur e Tap Portugal. O assunto é de interesse do Pará que hoje tem Portugal e demais países integrados ao estado através do voo direto Belém-Lisboa, que vem fortalecendo o fluxo de turistas de toda a Europa em busca de produtos turísticos dos segmentos cultura, natureza, sol e praia, evetos e negócios, como afirma o diretor da TAP Pará, Douglas Lima. Segundo ele os nos meses de junho e julho deste ano a procura por Belém desses destinos superou as expectativas, garantindo taxa de ocupação nos voos de quase 100%.
A Secretaria de Turismo do Pará, durante a participação no encontro apresentou um vídeo promocional do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. "Estão todos convidados para o nosso maior evento turístico, que este ano completa sua 223ª edição e vai levar ao Pará mais de 84 mil turistas", informou Joy Colares, ao convidar para o evento que acontece em outubro, com as principais procissões entre os dias 9,10 e 11 do próximo mês.
A reunião, entre outros assuntos, tratou ainda sobre participação dos estados em feiras internacionais, taxi free no Rio de Janeiro, subsídios para o ICMS de combustíveis de aviação, relação do Brasil com mercado chinês e apresentação da nova campanha da Embratur para promover o Brasil no exterior.
PROMOÇÃO - Reuniões com operadores internacionais, imprensa especializada e formadores de opinião, degustação da gastronomia do Pará, estratégias de captação de eventos e outras ferramentas de abordagem estão na rotia dos representantes do Pará na Expo Internacional de Turismo.
A expectativa do evento para este ano é superar os números de participantes e expositores de 2014, quando contou com mais de 3,5 mil marcas expositoras, representantes de 65 países e recebeu 41 mil visitantes. A participação do Pará é coordenada pela Secretaria de Estado de Turismo (SETUR – PA), com Ministério do Turismo (MTUR). A articulação da Setur com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV – seção Pará) garantiu a participação de 15 agências de viagens, envolvendo nas estratégias de promoção, divulgação, captação de eventos e incentivos e comercialização do destino Pará mais de 30 profissionais de diversas áreas. O SINGTUR-PA (Sindicato dos Guias de Turismo do Pará) também terá representação na feira, atuando no estande compartilhado do MTUR.

Durante a ABAV também estão sendo realizadas articulações com a mídia e trade para captar fluxo ao Círio de Nazaré, que já tem presenças confirmadas de operadores e jornalistas do Brasil e da Europa.