quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Caminhar continua a arrecadar doações para o Natal

Vamos ajudar?

A falta de patrocinadores para a realização da festa de Natal do Serviço de Crescimento e Desenvolvimento – Caminhar, do Hospital Bettina Ferro de Souza (HUBFS), da Universidade Federal do Pará (UFPA), marcada para o próximo dia 16, obrigou a coordenação do espaço a restringir o número de crianças na confraternização deste ano para apenas 120, mais especificamente as que são atendidas no setor de reabilitação do espaço. As doações de brinquedos, jogos, DVDs educativos, livros e revistas em quadrinhos continuam, para que todas as cadastradas no serviço sejam beneficiadas com presente. A entrega pode ser feita na secretaria do serviço, das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira.

“Este ano, diante da falta de apoio, fomos obrigados a reduzir a quantidade de crianças na festa de Natal. Então, nossa opção foi comemorar com as que estão todas as semanas no hospital, que são as da reabilitação. As outras vão receber seus presentes só no dia da consulta. É uma pena, porque a festinha do ano passado foi um sucesso e esperávamos que em 2015 ano fosse igual ou melhor”, lamenta a coordenadora do Caminhar, a geneticista Isabel Neves.

A menina Luciana Vitória Costa, 6 anos, é uma das que aguarda ansiosa pela festa de Natal. Ela é paciente de diplegiaespástica, um comprometimento neurológico provocado pela hidrocefalia. Por causa do problema, a pequena ficou alguns anos sem equilibrar a cabeça, com dificuldade na fala e problema de locomoção. Após quase cinco anos de acompanhamento no Caminhar, a menina já tem equilíbrio na cabeça e pescoço, senta, fala e estuda, e faz o primeiro ano da alfabetização em uma escola pública.


Para o fisioterapeuta do serviço, Vicente de Melo Júnior, que acompanha Luciana desde o início do tratamento, a festa de Natal do Caminhar é importante para os meninos e meninas do serviço, porque é a ocasião que elas e suas famílias interagem umas com as outras. “Isso é muito bom para o desenvolvimento das crianças, porque não é apenas o recebimento de um presente de Natal, mas uma ajuda para o tratamento, tanto físico, social e psicológico”, afirma.


Serviço - O Caminhar iniciou há 13 anos e objetiva diagnosticar e realizar acompanhamento clínico em crianças de até 12 anos de idade, que apresentem alterações de crescimento e desenvolvimento infantil, síndromes genéticas, epilepsias, ataxias e mucopolissacaridose.

O serviço, que tem hoje cerca de cinco mil crianças cadastradas em todas as clínicas, conta com uma equipe multidisciplinar composta por médicos, psicólogos, nutricionista, assistentes sociais, enfermeira, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais.

Além disso, funciona como pólo de capacitação em desenvolvimento infantil para alunos da área de saúde da UFPA e profissionais da atenção à saúde.

Endereço - O Serviço Caminhar funciona no HUBFS, que fica na UFPA, localizada narua Augusto Corrêa, nº 01, bairro do Guamá (com acesso pelo portão IV, na avenida Perimetral, Terra Firme). Mais informações: (91) 3201-8572.

Texto: Edna Nunes - Ascom/HUBFS/UFPA.

Contatos:
Ascom/HUBFS/UFPA - Jornalistas profissionais
Cleide Magalhães - (91) 8194 1494 (Tim) / 8728 7580 (Oi)
Edna Nunes - (91) 8827 6531 (Oi) / 9125 1103 (Vivo)
Ascom/HUBFS: (91) 3201 8581