quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Projeto de turismo religioso e fotografia capacita comunidade de Caraparu

Oficinas fazem parte da programação do Círio de Nossa Senhora da Conceição, de Caraparu, Santa Isabel-Pa

Durante quatro dias, a comunidade da Vila de Caraparu, no município de Santa Isabel, distante 48 km de Belém do Pará, recebeu cinco oficinas gratuitas sobre empreendedorismo, turismo, gastronomia e fotografia. A iniciativa inédita faz parte do projeto “Caraparu Círio in Photo”, coordenado pelo fotógrafo e jornalista João Ramid, e que passou a integrar a programação do Círio de Caraparu, a se realizar nesta terça (8), com procissão fluvial em homenagem a Nossa Senhora da Conceição. 

Os 114 participantes dos cursos receberam certificados na manhã desta segunda (7), no salão paroquial, localizado ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Em sua 97ª edição a festividade de Caraparu tem como tema “Rumo aos 100 Anos de Círio Fluvial: Com Maria, multiplicando comunidades acolhedoras e vivendo a alegria do Evangelho”. 

Ao observar a participação dos alunos e a mobilização da comunidade, o coordenador João Ramidfez uma avaliação prévia positiva da primeira edição do projeto, que pretende potencializar o evento religioso, promovendo qualificação profissional e atraindo o olhar de turistas e visitantes para a comunidade amazônica. “Mas para isso a cidade precisa estar preparada. É isso que pretendemos com as oficinas: preparar Caraparu para receber o mundo não só nesse evento quase centenário como no ano inteiro nesse lugar mágico, com rios, floresta, igarapés e uma cultura alimentar tipicamente amazônica”, comentouRamid.

Ramidfalouque o círio fluvial – realizado nas águas do Rio Caraparu, que corta a vila - tem um significado especial para ele, o de representar “a proteção para os fotógrafos”.Ele explicou que a ideia do projeto surgiu em 2014, quando fotografava a procissão de dentro do rio e tropeçou, caindo na água com sua câmera. Foi quando emergiu já fotografando e sem nenhuma sequela física ou problemas com seu equipamento fotográfico e celular, fato que atribui à proteção da padroeira da vila.

“Caraparu é o Círio que abençoa os fotógrafos. Quando aconteceu esse incidente, que considero um milagre,decidi conversar com outros fotógrafos e, em seguida, com o pároco, que aprovou a ideia. Também fiz umas três reuniões com a comunidade para saber se havia vontade deles participarem dessa iniciativa. Esse é um projeto da comunidade, que participa e opina”, conta o coordenador, acrescentando que, durante a procissão, as câmeras dos fotógrafos serão abençoadas pelo padre.

Da programação, marcada para começar por volta das 5h30, com a saída da imagem da paróquia em direção ao Rio Caraparu, constam exposição de mantos que cobriram a santa em outras edições, celebração eucarística e uma mostra de fotos que reúne o resultado da oficina e registros do círio fluvial feito por profissionais, em 2014.

Desde 2015, a Vila de Caraparu integra a Rota Turística Belém-Bragança, por empenho pessoal do secretario de Estado de Turismo Adenauer Góes.

CAPACITAÇÃO - A oficina de Fotografia foi ministrada pelos fotógrafos João Ramid e Leandro Santana (fotografia). As oficinas de Turismo – Elaboração de Roteiros e Trilhas Naturais– foram ministradas pela professora universitária Marinete Boulhosa. Para falar sobre empreendedorismo, foram convidados o jornalista Wildes Lima e a produtora cultural Aline Vieira. Já a oficina de Gastronomia teve como ministrante a chef Daniela Martins, do Instituto Paulo Martins.

João Paulo Cunha participou das aulas com a cheffDaniele Martins e conta que escolheu a oficina por gostar de cozinhar e querer aprimorar seus conhecimentos gastronômicos. “Foi uma oportunidade de aprender e adquirir um conhecimento a mais. No final do curso, a gente preparou um molho de tucupi com azeite e goma. Gostei da receita e acho que fica bacana para acompanhar um peixe”, observou.

Para Aline Vieira, os dias de oficina ajudaram a estimular dentro de cada participante esse lado empreendedor latente em cada um. “Eles já têm a prática, mas não têm o conhecimento científico. Demos esse incentivo ensinando logística, como elaborar um plano de trabalho, como fazer uma boa divulgação...”.

Marinete Boulhosa, professora na área de Turismo e Hospitalidade na IFPA, ressaltou o interesse dos alunos durante as aula e disse que espera que o projeto seja motivador para a comunidade, como forma de unir as pessoas em torno de um objetivo em comum, o de aprimorar conhecimentos. 

A comerciante Josilene da Cunha Silva participou de todas as oficinas, junto com o seu marido, o comerciante João Bosco Nascimento Silva. Entre o aprendizado nos segmentos de turismo e empreendedorismo, Josilene destaca a importância do respeito à natureza e de se trabalhar sempre em grupo, sem dispersão: “Também aprendi muito sobre organização, planejamento e técnicas que eu não conhecia e, hoje sei que posso aplicar tudo isso no meu comércio”. 

João Bosco falou sobre a oficina de Fotografia, destacando que o aprendizado também vai ajudar na divulgação da festividade. “Ele (João Ramid) ensinou técnicas que a gente não tinha noção, como posicionamento e iluminação. Vimos que até com o celular dá para fazer boas fotos. Esses conhecimentos vão ajudar na hora da gente divulgar o Círio, a Semana Santa, as férias de julho, momentos em que recebemos muitos turistas”, relatou, contando que teve seis de suas 10 fotos aprovadas para a exposição. Sua esposa, Josilene, teve 38 imagens selecionadas, entre 100 fotografias feitas durante a oficina.

O projeto “Caraparu Círio in Photo” é uma realização da Agência Amazônia de Comunicação e do fotografo João Ramid, com apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA), do Instituto Paulo Martins, da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo – Seção Pará (Abrajet Pará), do Amazon Imagem Bank,da Master Photo e da Casa do Fotógrafo – Manoel Barata.

Informações: Facebook – Caraparu In Photo
Contato João Ramid 91-982397757
Wildes Lima 91-99613462

Luciane Fiuza – Abrajet Pará