O Pará mais uma vez marca presença no principal evento de viagens e turismo latino-americano. Entre os dias 29 e 31 de março, a equipe da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) leva ao conhecimento dos maiores mercados emissores nacionais e internacionais os produtos turísticos do destino Pará, na quarta edição da World Travel Market (WTM) Latin America, no Expocenter Norte, em São Paulo (SP). A feira tem uma programação exclusiva com eventos individualizados, voltados ao mercado de viagens de lazer e a nichos de mercado, e permite que os expositores se encontrem com hosted buyers de elite.
De acordo com o coordenador de Marketing da Setur, Carlos Figueira, a feira tem como objetivo promover América Latina para o mundo e trazer o mundo para a América Latina. “A WTM Latin America está se consolidando como um dos eventos mais respeitados do setor e o mais internacional do continente. É um evento business-to-business (B2B), focado exclusivamente em proporcionar oportunidades de negócios entre profissionais da indústria do turismo do mundo todo”, explica. “Desde seu lançamento a WTM Latin America realizou uma parceria muito importante e estratégica com a Braztoa - Associação Brasileira das Operadoras de Turismo - incorporando dentro do evento o bem-sucedido e respeitado Encontro Comercial Braztoa”, completa.
O 45º Encontro Comercial Braztoa será realizado dentro da WTM Latin America 2016, em uma área de quase 1.200 metros quadrados ocupada exclusivamente por associados da Braztoa., mostrando as tendências atuais e o que há de novo para a próxima temporada. Assim, a WTM Latin America e o Encontro Comercial Braztoa trazem para os profissionais de turismo excelentes oportunidades de negócios e de networking com empresas do mundo inteiro, além de trocas de experiências e conhecimento com os mais respeitados players do mercado, e tudo isso e um único lugar. Em 2015, US$ 363 milhões de novos negócios foram gerados durante os 3 dias de WTM, com a participação de mais mil expositores de todo o mundo e9.707 participantes de 60 países.
Como estratégias de promoção, a divulgação do destino Pará será feita através do estande “Pará – A obra-prima da Amazônia”, um espaço de 24m² para apresentação de produtos turísticos e valores do Estado, numa parceria da Setur com a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem (ABAV/PA), com material do receptivo paraense e participação das agências de receptivo, atendimento a operadores turísticos e visitantes do evento.
Proporcionar aos presentes na feira a degustação da gastronomia regional é uma das estratégias da Setur, com a biscoitos de Castanha do Pará e Castanha do Pará in natura, a fim de promover os sabores exóticos da Amazônia, que hoje alcançam reconhecimento mundial. Também haverá distribuição de DVD nos idiomas português e inglês contendo a apresentação multimídia do roteiro “Pará: 8 dias e 7 noites”, que divulga 37 produtos das regiões turísticas de Belém, Marajó e Tapajós, relação de agências de turismo que operam com o receptivo, DVD de apresentação do destino Pará pela cantora Fafá de Belém, entrega do Folheto Trade em português e inglês, fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré - divulgando um dos maiores eventos religiosos do país -, mapa de Belém e Arredores em três idiomas (português, inglês e francês), com informações de logradouros históricos, compras e artesanato, espaço de eventos, ciência e educação, hotéis serviços e lazer, abrangendo os distritos de Icoaraci, Mosqueiro e Outeiro.
A Setur será representada na WTM Latin America pelo secretário-adjunto de Estado de Turismo, Joy Colares, pela gerente de Turismo, Negócios Eventos e Incentivo, Fabiola Ramos, e pela turismóloga Ana Cláudia Farias.
Texto: Israel Pegado – Ascom Setur