sexta-feira, 1 de abril de 2016

Boletim do Turismo do Pará é documento inédito sobre o setor

O secretário de Turismo do pará, Adenauer Góes, conduziu
o lançamento com representantes da Fapespa e ACP
Um marco da atividade turística no estado. Assim pode ser resumida a importância do Boletim do Turismo do Estado do Pará, lançado nesta quarta-feira (30), no salão nobre da Associação Comercial do Pará (ACP). O documento é resultado de uma ação conjunta entre a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a a Secretária de Estado de Turismo (Setur), contendo estatísticas, análises sobre as atividades econômicas ligadas ao setor, geração de renda, investimentos, mercado de trabalho e polos turísticos.

Para o diretor-presidente da Fapespa, Eduardo Costa, o papel da instituição é discutir e apontar conjunturas. “O boletim contribui para o planejamento dos poderes públicos e da iniciativa privada para o desenvolvimento do setor. O turismo é um campo de atividade que está no ramo da economia criativa. Com a crise, vários setores foram impactados. O turismo tem tudo a ver com isso, pois precisamos mudar a matriz de desenvolvimento do estado do Pará. É preciso olhar para outros setores. Citamos dois deles: o agronegócio e o turismo. Os números deste boletim mostram a importância deste setor. Temos de chamar a atenção para isso”, afirmou.

Segundo a diretora de Estudos Socioeconômicos e Análise Conjuntural da Fapespa, Geovana Pires, a pesquisa é um importante instrumento tanto para a gestão pública quanto para o setor privado direta ou indiretamente ligado ao turismo no estado. “A Fapespa e a Setur buscam com esse estudo, auxiliar o planejamento e estruturação de políticas de desenvolvimento, aliando o fortalecimento econômico, sustentabilidade e valorização das singularidades de cada destino dos seis polos turísticos do estado”.

De acordo com o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, é preciso ver caminhos que não se consegue enxergar, usando a criatividade. Ele destacou a existência de pesquisas, levantamento de dados e capilaridade de informações no turismo paraense. “Precisamos ter informações das atividades econômicas para que possamos avançar. Mas não há dúvida que o Boletim do Turismo é um upgrade. Poucos estados da federação possuem um documento como este. Uma coletânea que irá subsidiar o Estado do Pará e os empresários que atuam aqui”, concluiu.


Texto: Israel Pegado – Ascom Setur