O lugar paradisíaco tornou-se uma referência mundial ao ser considerada pelo jornal inglês “The Guardian” a praia mais bonita do Brasil
A vila de Alter-do-Chão, no município de Santarém, é a menina dos olhos do Pará em 2019, quando o assunto é destino turístico. O lugar paradisíaco tornou-se uma referência mundial ao ser considerada pelo jornal inglês “The Guardian” a praia mais bonita do Brasil.
A vila, que anualmente é sede do Sairé, faz parte de Santarém, município conhecido como “A Pérola do Tapajós”, localizado na região central da Amazônia, no oeste do Pará, bem na confluência dos rios Amazonas e Tapajós. Um dos eventos mais esperados no calendário cultural e turístico do Pará é o Sairé, manifestação folclórica realizada anualmente no mês de setembro, em Alter-do-Chão.
O festival, que este ano acontece entre 19 e 23 de setembro, é marcado por uma disputa entre os botos Tucuxi e Cor-de-Rosa, que se materializa em coreografias, danças, cantos e toadas, expressão encantadora das tradições dos povos indígenas borari, habitantes das margens dos rios Tapajós e Maró-Arapiuns, no oeste do estado do Pará.