O prefeito de Tucuruí, Artur Brito, estava agendado para dar uma palestra na manhã desta quarta-feira (27) para o trade turístico do município. Entre os participantes do evento intitulado "Encontro Regional da Instância de Governança da Região Turística do Lago de Tucuruí", estavam representantes de cinco municípios paraenses e ainda 50 alunos do curso de Turismo da Universidade Federal do Pará ( UFPA). A presença dos alunos no evento foi fruto de uma iniciativa coletiva da primeira turma de turismo do município.
Eles também queriam agradecer Artur Brito por ter conquistado esse curso para o campus de Tucuruí.Entretando, Artur Brito não compareceu ao evento, pois na noite de terça (26) recebeu um telefonema para cumprir uma agenda de urgência em Brasília, onde, coincidentemente, no dia que seria homenageado pelos alunos de turismo, recebeu do Ministério da Educação, a tão esperada autorização para o imediato funcionamento do curso de Medicina.
"Esta foi uma grande conquista para o nosso Pará. A implantação do curso de Medicina em uma faculdade aqui do município de Tucuruí beneficia nossa população e toda a região. Saúde e educação são áreas essenciais para o desenvolvimento da sociedade e, com esse pensamento, defendemos a formação de mais médicos em nossas faculdades, que podem dar mais qualidade aos serviços prestados na área da saúde. Fui muito bem recebido pelo ministro da Educação, para quem defendi inúmeras vezes a necessidade e urgência do destravamento da instalação do curso de medicina em Tucuruí. E, fomos finalmente contemplados", comemora o Prefeito.
O curso de Medicina em Tucuruí é uma luta encampada por toda a população e, desde o ano de 2015, já está autorizado, mas foi suspenso em 2018, por força de decisão liminar concedida pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região à universidade que ficou em segundo lugar na disputa pela concessão do curso.
Tucuruí agora tem a missão de agilizar as formalidades diante da faculdade que vai receber o curso e dar início aos processos vestibulares para começar o curso no início do ano.