domingo, 17 de novembro de 2019

São Vicente é o campeão da 3ª Copa dos Assentamentos de Tucuruí

Cerca de 300 pessoas prestigiaram a final da Copa dos Assentamentos, neste domingo, dia 17, na Vila Reunidas, em Tucuruí-PA. A disputa final ficou entre os times da Aldeia Trocará-Assuriní, segundo colocada na disputa, e São Vicente, grande campeã da Copa Rural.

A rodada final do campeonato teve ainda a participação dos times Oiamatawara e Monte Belo, que conquistaram o terceiro e o quarto lugar respectivamente. 

No total, 12 times disputaram a taça dos assentamentos, que começou no dia 29 de setembro, teve cinco rodadas em diversas vilas de Tucuruí e representa uma disputa que foi além do esporte. 

O presidente do Assentamento Reunidas, Mauro da Horta, explicou que atualmente 118 famílias que moram no local foram devidamente cadastradas pelo INCRA e mais 30 chegaram mais recentemente e vivem no local. Para ele, a Copa além de proporcionar lazer assegura também outras melhorias. 

“Ficamos muito felizes com o resultado da Copa pois representou a presença da gestão municipal aqui em nosso assentamento, onde a Prefeitura, na pessoa do secretário de Esporte e Juventude, “Titonho” e do prefeito Artur Brito, tem trazido muito apoio. Temos escola com qualidade, merenda e transporte escolar, a estrada está com um bom acesso e isso nos permite também escoar nossos produtos daqui para a cidade, onde participamos da Feira do Produtor, com produtos como o quiabo, a macaxeira, milho, maxixe, e outros plantados e colhidos aqui com incentivo da Prefeitura”, afirmou o presidente do assentamento, que se disse satisfeito com os incentivos da secretaria de esportes para a confecção das camisas, redes, bola e troféu necessários ao campeonato. 

Antônio Carlos de Souza, o “Titonho” parabenizou o profissionalismo dos jogadores, torcida organizada e de todos que fizeram com que o Campeonato tivesse alcançado seu objetivo.

Parabenizo todos os integrantes dos times, que souberam se portar adequadamente em uma disputa que representa o esporte de Tucuruí. Agradeço ao Prefeito Artur Brito que nos confiou mais esta missão e não mediu esforços para que tivéssemos êxito nesse trabalho de proporcionar lazer e confraternizações entre as comunidades.

O presidente do time São Vicente, Joselito Carmo dos Santos festejou a vitória do time, criado há seis anos, e que venceu o concorrente assuriní por 5X3, já nos pênaltis.
“Estamos muito felizes de termos conquistado esse troféu. Nosso time e nossa comunidade só tem a agradecer à Prefeitura de Tucuruí pela oportunidade de disputarmos e pelo incentivo aos nossos jogadores”. Festejou o presidente, que afirmou que dos últimos 15 jogos do time só foi derrotado uma vez graças à voz de comando que tem com a equipe e da capacidade dos atletas de compreender a importância da dedicação e disciplina necessários para o bom futebol.


Os jogadores da aldeia Trocará-Assuriní não quiseram comentar o resultado dos jogos nem conceder entrevistas. No primeiro tempo o São Vicente venceu com a vantagem de 1X0, mas a equipe indígena recuperou e empatou no segundo tempo, mas não suportou a disputa nos pênaltis.

O prefeito Artur Brito prestigiou várias etapas do campeonato e fez questão de estar na grande final, que assistiu ao lado dos secretários Titonho, de Esporte e Juventude, Hernandes Vaz, de Planejamento, Diego Bustamante, de obras, e dos vereadores Jorge Anderson e Tânia Zammataro.

“A Câmara Municipal de Tucuruí, aqui representada por mim e pela Vereadora Tânia, só tem a parabenizar a Prefeitura Municipal por mais esses incentivo à nossa cultura e ao esporte do nosso município”, elogiou Jorge Anderson.

“Parabenizo todos os jogadores que participaram da Copa dos Assentamentos. Este é um momento de muita felicidade para todos nós da gestão, pois é gratificante poder estar ao lado das comunidades da zona rural. O esporte é um meio de garantirmos qualidade de vida aos cidadãos e não medimos esforços em proporcionar esse benefício”, afirmou Artur Brito, que festejou com os jogadores do São Vicente a vitória no campeonato, que no próximo ano deverá se chamar “Copa Rural”.