Obra será entregue para a população no dia 31 de janeiro
Dando continuidade a etapa final das obras da ponte sobre o Rio Moju, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) iniciou, nesta quinta-feira (23), a instalação dos dolfins de proteção da Ponte Rio Moju, que terá seu vão central de 264 metros e será inaugurada na próxima sexta-feira (31) pelo governador, Helder Barbalho.
A nova solução para a segurança da ponte possibilitou dois novos canais de navegação, com 134 metros de largura cada um, que permitem uma navegação adequada aos comboios de balsas. A segurança desse trecho está garantida com a instalação de três defensas flutuantes (denominadas dolfim) para proteção das fundações, altamente resistentes a grandes impactos.
Segundo o titular da Setran, Pádua Andrade, as defensas foram construídas com um casco de aço anelar, segmentos estanques e seção transversal tubular de 3 x 4 metros, que envolvem os blocos de fundação, alcançando 57 metros no diâmetro maior da elipse e 36 metros no diâmetro menor. O anel de aço está revestido com placas de concreto pré-fabricado, para absorver a energia de impacto correspondente a uma força estática de até 28 MN (Mega Newton) ou 2.800.000 kgf, resultantes de impactos dos comboios de balsas viajando em velocidades de 10 nós (20 km/h).
