sexta-feira, 7 de agosto de 2020

Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo: visibilidade que gera investimentos

“Ganhar a competição abriu portas com investidores do mundo inteiro. E neste momento de coronavírus, criar um futuro mais digital e melhor para o turista vai abrir portas”. O depoimento de Ziv Tirosh, fundador da israelense Refundit, campeã da primeira competição de startups da Organização Mundial do Turismo (OMT), em 2018, ilustra a importância do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, que classificará projetos à semifinal da edição 2020 da disputa da OMT.

A Refundit, que tem como sócio Uri Levine, também cofundador do aplicativo Waze, desenvolveu uma plataforma por meio da qual viajantes podem solicitar o reembolso de IVA (Imposto sobre o Valor Agregado), incidente sobre compras, na União Europeia. Após a vitória na competição global, o reconhecimento veio rápido: no ano passado, o negócio conquistou um investimento de US$ 10 milhões liderado pelo Grupo Amadeus, uma das maiores empresas de tecnologia e viagens do planeta.

O caminho promissor é uma das oportunidades em jogo na competição brasileira, promovida conjuntamente pelo Ministério do Turismo e o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação no setor -, com a colaboração da OMT. As inscrições são realizadas pelo site startups.turismo.gov.br e estão abertas até 2 de setembro, em busca de soluções tecnológicas que proporcionem não só a retomada do mercado de viagens no pós-pandemia, mas também a superação de desafios gerais do segmento.