O Pará esteve representado por diversos interlocutores de turismo no 1º Seminário Nacional PRT + Integrado, que aconteceu nos dias 22 e 23 deste mês, no Ministério do Turismo e Minas e Energia. O evento recebeu representantes de estados, regiões turísticas e municípios de todo o país e teve como objetivo aproximar políticas públicas federais, estaduais e municipais, buscando um canal de interlocução e acompanhamento dos avanços do turismo.
PRT+INTEGRADO - O objetivo do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) é promover a integração, aprimorar o diálogo e ampliar a troca de experiências entre representantes do setor turístico de todo o país, bem como a troca de conhecimentos, intercâmbio, a disseminação de informações, a inovação e o aprimoramento da comunicação com o MTur.
Na ocasião, o MTur lançou para consulta pública o e-book que receberá colaborações até o dia 7 de dezembro
No primeiro dia do evento os interlocutores puderam acompanhar apresentações e painéis, que contaram com a participação de autoridades e palestrantes do MTur e dos setores turístico e cultural. Na ocasião, o Ministério lançou a consulta pública do E-book: Alinhamento Estratégico do Programa de Regionalização do Turismo, elaborado com apoio da Universidade Federal do Paraná (UFPR), composto por conteúdos voltados às diretrizes para o novo ciclo do programa, como as linhas de atuação, as ações e estratégias de implementação, o modelo de gestão, a função do PRT, os modelos referenciais das IGRs (interlocutores regionais), os temas estratégicos, e resultados desejáveis para o novo ciclo. O E-book pode receber sugestões até o dia 7 de dezembro, neste link (E-book)
A programação do dia 22 incluiu ainda três painéis sobre “Turismo e Esporte”, “Uso do Marketing Digital para o Fortalecimento da Regionalização”, e “Ações Desenvolvidas para o Avanço do PRT, Interlocutores Estaduais”. A ocasião também contou com a apresentação de secretários do MTur dos projetos da Pasta ao longo de 2022, bem como demonstrar as possibilidades de apoio proporcionadas pelo Ministério no desenvolvimento do setor e na geração de emprego e renda.
Nesta quarta-feira (23) o tema do quarto painel foi “Instâncias de Governanças Regionais e Casos de Sucesso”, com apresentação de resultados e casos de sucesso de instâncias de governança regionais representadas por cada macrorregião do Brasil. Durante este painel a Macro Região do Norte foi representada pelo Pará, que colocou na pauta do evento como caso de sucesso no turismo o Lago de Tucuruí, apresentado por Michelli Van Der Lan, representante da Instância de Governança Regional (IGR) Lagotur - Região Turística Lago de Tucuruí.
Outro caso apresentado pelo Pará foi a Região Turística do Alto Tapajós, apresentado por Soraia Paschoal, da IGR ADTUR (Região Turística do Alto Tapajós).
Região Xingu – Para Eliana Couto, Secretária de Turismo do município de Altamira e Interlocutora da Região Turística do Xingu, considerou que a participação do Pará no evento foi muito produtiva, ao permitir aos interlocutores da Amazônia demonstrarem que estados como o Pará, detentor de cerca de 50% dos atrativos turísticos naturais da Amazônia, tem muito a oferecer ao mercado turístico nacional e internacional. “Altamira, por exemplo, às margens do Xingu, maior município do Pará em extensão territorial e o terceiro maior do mundo, é um case que precisa ser considerado na hora de se planejar políticas públicas voltadas para a regionalização do turismo”, afirmou.
O Pará também foi representado no evento por Natasha Penna (Interlocutora Estadual Suplente), Daniel Silva (Diretor de Turismo da Secult de Paragominas), Claudei Souza (Interlocutor da Região Turística do Capim), Wyllyan Lacerda (Coordenador de Turismo da SEMTUR/Altamira), Kátia Barros (Interlocutora Estadual) e Isis Mourão (representante da Região Turística Carajás).
Nenhum comentário:
Postar um comentário