O levantamento de amostragem do 4º trimestre de 2022 feito com respondentes do sistema ABAV revelou preferências dos consumidores, desafios e mudança de planos para atender a demanda.
O levantamento de amostragem do Desempenho do Agenciamento das agências de viagens do sistema ABAV do 4º Trimestre de 2022 surpreendeu por ser um dos mais diversos, com respondentes de 24 Estados da Federação, que trouxeram um cenário bastante real sobre as procuras de viagens para feriados como o Carnaval, Paixão de Cristo e Tiradentes, além de mostrar em números uma recuperação de faturamento já esperada no fechamento do ano de 2022, e o desejo do consumidor por voltar a viajar para seus destinos preferidos.
Para o Carnaval 2023 os destinos nacionais mais procurados pelos brasileiros no sistema ABAV Nacional foram: Rio de Janeiro, Salvador, Bahia, Recife, São Paulo.
Passageiros também procuraram destinos internacionais para o período de Carnaval, a maior demanda foi por: Portugal, Estados Unidos, Argentina, Caribe, França e México.
Já para os feriados de 07 e 21 de abril, os destinos nacionais mais procurados foram: Gramado, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Fortaleza.
Os internacionais procurados para os feriados de abril são: Portugal, Argentina, Estados Unidos, Itália França,
Entre os respondentes do levantamento, agências de viagens lideram com 77% dos respondentes, e nas especializações se vê a mesma diversidade, já que:
43,5% atuam com cruzeiros,
39,8% atuam no corporativo,
33,3% são receptivas,
33,3% estão no segmento luxo,
28,7% congressos e eventos,
26,9% atuam no segmento religioso,
25,9% atuam no segmento melhor idade,
22,2% são de turismo rodoviário,
18,5% tem especialização em neve, enquanto 19,4% vendem viagens de
inverno e 6,5% vendem ski,
14,8% são operadoras e agências,
7,4% tem especialização LGBTQA+,
8,3% são agências de intercâmbio,
4,6% são OTAs.
"O sistema ABAV é em sua essência diverso, como o mundo do Turismo é, e traz respostas imediatas sobre a saúde do setor e sua recuperação em diversos níveis, não só através do agenciamento. Nossos associados ultimamente refletem o mercado consumidor de viagens em muitos meios, considerando, por exemplo, o Turismo receptivo, o rodoviário e o internacional", explica Magda Nassar, Presidente da ABAV Nacional.
34% dos respondentes faturaram entre 360 mil e 4,8 milhões
de reais
20,4% faturaram até 81 mil reais
11,1% faturaram entre 4,8 milhões e 300 milhões de reais
Demonstrando um importante mix de tamanhos de empresas e
faturamentos, que em grande número foram expostos aos mesmos desafios, conforme
vemos abaixo.
No último trimestre de 2022, 31,5% dos respondentes indicaram que venderam 60% de nacional e 40% de internacional, enquanto 28,7% dos respondentes venderam 40% de nacional e 60% de internacional.
"Já esperávamos uma recuperação imediata, pois a demanda nos abraçou antes de vermos o tamanho que ela tinha. O passageiro quis e quer viajar e nós tivemos que atender, mesmo sem ainda ter recursos humanos suficientes para a procura. O conceito de viagem de vingança, em que o consumidor aceita mudar seus planos mas quer viajar de qualquer jeito chegou para ficar", diz Magda.
77,8% dos respondentes indicaram a alta de preço do aéreo como um dos principais desafios de vendas do período (out, nov, dez de 2022) e a solução encontrada por 39,8% dos respondentes foi a troca de destinos.
Sobre a ABAV Nacional - A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é reconhecida como uma das principais entidades de Turismo do Brasil. Presente nos 27 estados brasileiros, foi fundada em 1953, possui crescente força política e sua base é composta por mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que juntas respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no país.
A entidade tem entre seus objetivos difundir a educação através do seu Instituto de Capacitação e Certificação (ICCABAV), com promoção de cursos, palestras, estudos e na gestão e curadoria da área educacional da ABAV Expo, a Vila do Saber. Globalmente a ABAV Nacional integra a World Travel Agents Association Alliance (WTAAA) e é co-fundadora do Fórum Latino-Americano de Turismo (Folatur).
Sobre a ABAV Expo - A ABAV Expo é a maior feira do mercado do turismo brasileiro e uma das principais do calendário latino americano. Reúne os principais players do Turismo do Brasil e do mundo e é a grande vitrine e o ponto de encontro para o lançamento de novidades e apresentação de tendências para o mercado profissional do turismo, além de ser um ambiente de negócios, relacionamento e capacitações. Está em sua 50ª edição e é organizada e realizada pela ABAV Nacional. Foi apontada por 72% dos profissionais da indústria como o evento de maior relevância para participar em 2022, segundo pesquisa da ABAV em parceria com o SEBRAE em junho de 2021.
Em 2021, retornou sua característica itinerante, foi o primeiro grande evento teste seguindo os protocolos sanitários pós vacinação Covid-19 e aconteceu em Fortaleza. Arrecadou R$ 5,24 milhões de receita para a capital cearense. Com uma permanência média de 3,6 dias, cada visitante deixou na cidade R$ 693,26/dia em gastos com hospedagem (34,1%), compras (27,5%), alimentação (16,9%), entretenimento (11,7%) e transporte (9,8%). De acordo com o relatório produzido pelo Observatório de Turismo, os gastos com o fluxo turístico apresentaram impacto estimado em R$ 7,1 milhões na produção da economia de Fortaleza.
Em 2022, o evento foi realizado no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Os indicadores econômicos, segundo a pesquisa realizada pela Secretaria de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco, por meio da EMPETUR e com o apoio do Observatório do Turismo, demonstram que a rede hoteleira no Grande Recife (Recife/Olinda e Jaboatão dos Guararapes) teve uma ocupação média de 88,52%. O fluxo de hóspedes nos hotéis foi de 26.017 turistas, com uma estadia média de 4,5 dias e valor médio de R$2.199,36. A receita turística bruta no período foi de R$84,5 milhões.