terça-feira, 25 de abril de 2023

Turismo Cultural e Marketing Criativo é pauta do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

Estudantes e pesquisadores de todo Brasil ainda podem inscrever seus trabalhos científicos para o 17º Fórum Internacional de Turismo do Iguassu

 Neste ano, o Fórum Internacional de Turismo do Iguassu tem como tema principal “Turismo Cultural e Marketing Criativo”, mas os participantes podem inscrever os seus trabalhos relacionados aos 14 eixos temáticos do evento: Planejamento, Política Pública e Governança de Turismo; Turismo e Desenvolvimento Local e Regional; História e Cultura no Turismo; Turismo e Meio Ambiente; Epistemologia, Educação e Formação Profissional no Turismo; Inovação e Tecnologia no Turismo; Gastronomia; Estratégia e Competitividade em Turismo; Marketing e Serviços Turísticos; Eventos; Lazer e Entretenimento; Hotelaria e Gestão dos Meios de Hospedagens; Turismo e Acessibilidade; Turismo e Cidades Inteligentes. O Fórum Internacional de Turismo do Iguassu conta com patrocínio da Itaipu Binacional e é promovido pelo Instituto para o Desenvolvimento do Turismo e Projetos Estratégicos (Idestur) juntamente com a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e Universidade Federal do Pampa (Unipampa), além do apoio de diversas instituições de ensino superior do Brasil.

Falando nisso, o público do 18º Festival das Cataratas – que acontece de 31 de maio a 2 de junho em Foz do Iguaçu (PR) – poderá participar do Salão do Vinho Argentino e viver uma verdadeira imersão pelo universo dessa bebida tão apreciada ao redor do mundo. Sob a organização da ODA Vinoteca, o espaço vai permitir aos participantes do Festival conhecerem opções de rótulos produzidos em Mendoza, região da Argentina conhecida internacionalmente pelos seus vinhos premiados. Além disso, profissionais capacitados explicarão as características dos produtos expostos. A novidade desta edição será a divulgação da Oda Vinhoteca Duty Free, que até lá já estará aberta (a inauguração oficial será no dia 26 de abril). A Oda é o único duty free de Foz do Iguaçu, focados exclusivamente em vinhos argentinos e estarão de portas abertas com ações e promoções específicas para os participantes do Festival.

Além da exposição de bebidas, o El Quincho del Tio Querido está responsável pela parte gastronômica do salão, deixando a Argentina ainda melhor representada. O Salão do Vinho Argentino serve como preparativo para a tradicional Oda Al Vino, que terá a sua 7ª edição nos dias 8 e 9 de setembro em Puerto Iguazú (Argentina). O Festival das Cataratas é organizado pela De Angeli Feiras e Empreendimentos e conta com patrocínio do Fundo Iguaçu, CNC e Fecomércio PR, além do apoio do Governo do Estado do Paraná e da Paraná Turismo.

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz, foi eleito pela terceira vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra). O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, entre os 20 maiores aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2022. Florianópolis alcançou a nota 4,78, em uma escala que vai de 1 a 5. A cerimônia de premiação “Aviação + Brasil 2023” aconteceu nesta terça (18), em Brasília, e reconheceu os aeroportos que se destacaram na qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Ao todo, 90 mil usuários foram ouvidos. Em 2020 e 2021, o aeroporto também foi escolhido como o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros.

A limpeza do terminal foi destaque na avaliação dos passageiros em Florianópolis, com nota 4,9, numa escala que vai até 5. Outros pontos que contribuíram de forma significativa para a conquista do primeiro lugar pelo Aeroporto de Florianópolis estão o processo de inspeção de segurança com nota 4,83 e a satisfação dos passageiros com o conforto da sala de embarque com nota 4,73. Em segundo lugar no ranking, aparece o Aeroporto de Vitória, também administrado pela Zurich Airport Brasil, com a nota 4,67. Em 2021, o aeroporto do Espírito Santo havia ficado na terceira posição, com nota 4,59. O Aeroporto de Vitória também recebeu o troféu de aeroporto mais pontual na categoria até 5 milhões de passageiros.

“Nosso compromisso com a excelência está presente nos detalhes de toda a operação. Receber esse reconhecimento pelo terceiro ano consecutivo em Florianópolis e ter Vitória no topo do ranking são evidências da consistência do trabalho de todo o nosso time, focado em entregar a melhor experiência aos nossos passageiros”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que acompanhou a premiação em Brasília e recebeu os troféus de Florianópolis e Vitória. Florianópolis recebeu 2 troféus: Melhor Aeroporto do Brasil e melhor aeroporto na categoria até 5 milhões de passageiros. Os entrevistados avaliaram 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que envolvem a experiência do passageiro e englobam processos aeroportuários, como inspeção de segurança e serviços como Wi-Fi, limpeza, conforto térmico, disponibilidade de tomadas e avisos sonoros aos passageiros. Desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a administração do aeroporto de Florianópolis o terminal evoluiu rapidamente no ranking de satisfação geral dos passageiros. Em 2018, ano em que o grupo suíço passou a administrar o terminal catarinense, o aeroporto ocupava o último lugar na lista. Já em 2019, antes da inauguração do novo terminal, Florianópolis recebeu o prêmio “Destaque” entre os 20 aeroportos, por ser o aeroporto que mais evoluiu no ranking e ainda o prêmio de “Melhores Serviços Prestados aos Passageiros”.


A Presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens de Santa Catarina, Conceição Junckes, informa que, no mês do Dia do Agente de Viagens a ABAV Nacional lançou o Concurso Cultural “A Voz do Agente” para premiar seus associados. Dez associados da entidade que melhor responderem o porquê são indispensáveis na viagem dos seus passageiros serão contemplados com uma viagem ao Rio de Janeiro durante a ABAV Expo 2023, e caso sejam agentes residentes do Estado do Rio de Janeiro, serão contemplados com uma viagem à Gramado. Os participantes devem inscrever neste link uma ou mais frases autorais e inéditas sobre o tema “Por que o agente é indispensável na viagem do seu passageiro?”.

A comissão julgadora da ABAV elegerá as dez melhores frases com base em critérios de criatividade, originalidade e qualidade do conteúdo, que não deve ultrapassar 500 caracteres. O Concurso começou na última quinta-feira (20/4) e terminará às 23h59m59s (horário de Brasília) do dia 22/05/2022 e o resultado será divulgado dia 31 de maio no Instagram, Facebook e Twitter da ABAV Nacional. Serão 10 (dez) premiados de qualquer estado brasileiro, com exceção do estado do Rio de Janeiro, com uma viagem para a cidade do Rio de Janeiro (RJ) no período de 27 a 30 de setembro, com 1 (uma) passagem aérea ida e volta, ida dia 27 de setembro de 2023 e volta dia 30 de setembro de 2023, 3 (três) diárias no hotel em apartamento single com café da manhã e seguro viagem.


Associados residentes do estado do Rio de Janeiro também serão premiados caso estejam entre os dez vencedores, para eles o prêmio será: 3 (três) diárias no Hotel Buona Vitta, localizado em Gramado (RS), em apartamento duplo com café da manhã, 2 (dois) ingressos a serem escolhidos entre Acquamotion ou Snowland e uma passagem aérea ida e volta (Rio/Poa/Rio) ou (Rio/Cxj/Rio). O prazo de utilização das premiações para associados residentes do Rio de Janeiro é até 31 de outubro de 2023, não se aplicando para utilização no mês de julho, em feriados e nos dias da realização da 50ª edição da ABAV Expo, 27 a 29 de setembro de 2023.

Somente o atual desgoverno não consegue perceber que tem feito uma asneira atrás da outra. Os escândalos são sucessivos, a falta de técnicos é gritante e os gastos em mídia para propagar mentiras é abusivo. Pior ainda é quem recebe para mentir. Desta vez foi a Fecomércio Carioca que se manifestou contrária ao retorno da exigência de vistos. Segundo a entidade, ajudar a incrementar as ações de marketing em destinos emissores, investir no turismo sustentável, encontrar caminhos para o equilíbrio aéreo entre Santos Dumont e Galeão, e apoiar o Rio de Janeiro na captação dos eventos, são algumas das prioridades do trabalho que a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro realiza em prol do Turismo brasileiro. De acordo com o presidente Antonio Florencio de Queiroz Junior, “Não se pode pensar turismo sem pensar sustentabilidade, em especial num país com as riquezas naturais que possuímos. É urgente a construção de uma nova ordem econômica e social ditada pela sustentabilidade”.

Para Antonio, o turismo interno vem crescendo e que chegou a hora do Brasil se esforçar para atrair mais visitantes internacionais. “Devemos incrementar as ações de marketing em destinos emissores estratégicos e captar novas frequências aéreas internacionais que viabilizem esse fluxo. Dessa forma, entendo que faremos circular mais dinheiro na nossa economia. Revogar uma medida que sequer foi efetivamente experimentada constitui-se em um contrassenso e um retrocesso. Isso prejudica a nossa economia. Vemos a medida com apreensão. Além dos dois anos em profundo refluxo do turismo em nível mundial, o Brasil não investiu na divulgação deste benefício aos cidadãos e operadores de viagens dos países em questão. Além disso, não empreendeu investimentos na promoção dos nossos atrativos nos principais mercados emissores de turistas do mundo”. Para ele, a decisão impacta o setor de turismo nacional exatamente no momento em que o trade turístico retoma as atividades no receptivo internacional.

“Certamente, vai atrapalhar a expansão do fluxo aéreo destes mercados para o Brasil. Os quatro países afetados pela medida respondiam, até a pandemia, por mais de 800 mil visitantes anuais. Temos atuado para que o Itamaraty reveja essa posição”, conclui.

Ainda sobre o atual desgoverno, cabe informar que, independentemente das propagandas mentirosas da grande mídia sobre as “maravilhas” dos primeiros 100 dias, a realidade é que os pedidos de falência aumentaram 44% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2022, segundo levantamento da Serasa Experian. Foram registrados 255 pedidos de falência e 289 de recuperação judicial nos três primeiros meses do ano, segundo o estudo. Em relação ao ano passado, os pedidos de recuperação judicial registraram aumento de 37%. Segundo o economista da Serasa, Luiz Rabi, as altas taxas de juros e o endividamento das pessoas foram as principais razões para esse cenário. “Na raiz deste aumento estão dois fatores econômicos fundamentais: taxas de juros extremamente elevadas e outro fator – mais de 70 milhões de brasileiros inadimplentes”, diz. “Então, é muita gente que não está conseguindo pagar os seus credores, fator que acaba prejudicando a situação financeira das empresas, podendo levá-las a essa situação de insolvência.” Para o economista, o endividamento tem consequências especialmente para as empresas de varejo e serviços, que não recebem do consumidor e precisam lidar com prejuízos. Os pedidos de recuperação judicial avançaram principalmente entre as grandes empresas, com aumento de 94%. Entre as médias, o crescimento foi de quase 9%. Em relação às falências, as médias empresas registraram maior aumento, com 64%.

Estão abertas as inscrições para ingressar a seleta Rede de Cidades Criativas da Unesco. Os municípios, que poderão pleitear o título em uma das sete categorias disponíveis (artesanato e artes populares; cinema; design; gastronomia; literatura; artes midiáticas; e música), terão até 30 de maio para solicitarem a sua participação junto ao governo federal. Atualmente, o Brasil tem 12 cidades que fazem parte da rede global de cidades criativas, mas nosso potencial é enorme. Por isso, também está se desenvolvendo uma rede brasileira, que contemplará ainda mais cidades que utilizam a criatividade como fator de desenvolvimento social e urbano, impulsionada pela atividade turística.

A avaliação das cidades realizada pela Unesco cumpre critérios pré-definidos que envolve a relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; história e o patrimônio da cidade; sinergia com outras áreas criativas; viabilidade financeira; capacidade do município em contribuir e engajar-se com a Rede; e engajamento de autoridades municipais na candidatura. Também serão observadas a qualidade da apresentação em língua inglesa e de material de divulgação como fotos e websites. O organismo internacional ainda aplica critérios de equilíbrio regional e temático na seleção das cidades, de modo a privilegiar áreas geográficas e especialidades criativas com menor representação na rede. Nesse próximo ciclo de candidaturas, as áreas geográficas consideradas prioritárias são a África e os países árabes, enquanto as especialidades criativas menos representadas são o cinema e as artes midiáticas.

Para participar, os gestores devem preencher o formulário de candidatura, indicando uma pessoa de contato e um grupo gerenciador de três ou quatro representantes dos setores público, privado e da sociedade civil. A última seleção realizada pelo Brasil para participar das Cidades Criativas da Unesco aconteceu em 2021, quando o Ministério do Turismo e o Itamaraty receberam oito inscrições e escolheram as cidades de Campina Grande (PB) e Recife (PE) para participar do concurso. Os dois municípios foram reconhecidos como Cidades Criativas de Artes Midiáticas e da Música, respectivamente. Além das duas cidades nordestinas, outras dez compõem o seleto grupo no Brasil: Belém (PA), Florianópolis (SC), Paraty (RJ) e Belo Horizonte (MG), na categoria de Gastronomia; Brasília (DF), Curitiba (PR) e Fortaleza (CE), na categoria de Design; Salvador (BA), em Música; Santos (SP), no Cinema; e João Pessoa (PB), como Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares.

Inspirado pela Unesco, pretende-se implantar a Rede Brasileira de Cidades Criativas. O objetivo é apoiar e incentivar a adoção de ações locais e territoriais que reúnam governos municipais, empreendimentos desses setores e agentes criativos para gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho e renda. O foco é dar visibilidade aos destinos, utilizando o diferencial competitivo de segmentos como gastronomia, música, artesanato, entre outras atividades. Também está prevista a criação de um hub digital que vai permitir a inserção de dados e informações sobre as cidades da rede. A expectativa é que o primeiro edital de candidatas à iniciativa saia neste ano.

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Fonte: Turismo Online.

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