quinta-feira, 4 de maio de 2023

Ministério do Turismo e Setur realizam pesquisa sobre demandas de cursos

 Iniciativa irá identificar o quantitativo de interessados para que sejam formatadas as qualificações, que serão gratuitas e voltadas para o trade turístico e comunidade local


O Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) realizam pesquisa de demanda dirigida sobre os cursos de técnico em guia de turismo, inglês avançado e espanhol avançado. A iniciativa vai identificar o quantitativo de interessados para que sejam formatados os cursos. As capacitações serão gratuitas e voltadas para o trade turístico e comunidade local. 

Segundo a turismóloga Áurea Stella Carvalho, técnica que integra a Coordenação de Políticas Públicas para o Turismo (CPPT) da Setur, os cursos ocorrem em todas as capitais do Brasil e serão realizados pelos Institutos Federais de Educação. “O objetivo é qualificar o mercado turístico e possibilitar a entrada de novos profissionais no trade de turismo”, disse. Dependendo das respostas à pesquisa, as atividades podem ser on-line ou de forma presencial. 

A profissão de guia de turismo foi regularizada no Brasil em 1993. No Pará, são cadastrados 213 guias de turismo regulares, profissionais que atuam no setor e exercem a função de acompanhar, orientar e transmitir informações sobre destinos e atrativos que enriquecem a experiência dos turistas. Para se tornar um guia de turismo, é obrigatório a realização de curso técnico de formação profissional além do registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), junto ao MTur. 

A capacitação em Guia de Turismo, além da ementa teórica, viabilizará viagens técnicas aos participantes. “As viagens técnicas são necessárias para que o cursista aplique na prática o que ele aprendeu na teoria. Desde a história do município até os procedimentos de aeroporto, quando estiverem guiando um grupo via aéreo. São três viagens técnicas que são realizadas: o city tour, o intermunicipal e o interestadual com pernoite no destino e procedimento de aeroporto”, explicou Áurea.

A pesquisa pode ser respondida por meio do link: 

Texto: Sâmia Maffra/Ascom Setur

Fonte: Agenciapara

Nenhum comentário: