quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A maniçoba é do Pará

Maniçoba - Prato típico da culinária do Pará, muito apreciado
no almoço do Círio de Nazaré. Receita indígena com
 influência da culinária portuguesa.
Foto: Jean Barbosa - Setur-Pará

O Círio de Nossa Senhora de Nazaré está chegando, ou melhor, já chegou e, como acontece em todo período “natalino” temos muito a comemorar, a agradecer, a festejar. A cidade aos poucos vai se vestindo com ícones, símbolos, aromas e sabores do mais importante evento turístico da Amazônia. Mas, ainda nos parece um grande desafio divulgar essa manifestação como um produto turístico. 

O que dizer, por exemplo, dos nossos irmãos da Tribuna da Bahia que, por um equívoco de interpretação, falta de conhecimento aprofundado das tradições brasileiras, afirmam ser a maniçoba, carro chefe do almoço do Círio, um prato típico do recôncavo Baiano?

O equívoco cria um abismo entre o fato (maniçoba) e a notícia (origem). Também comete erros graves ao apresentar os ingredientes e forma de fazer a maniçoba. Esse ritual, indígena com influências portuguesas, tem sido alvo de muitos estudos, inclusive que comprovam que a maniva, principal ingrediente da maniçoba, precisa ser cozida por sete dias ininterruptos, sob o risco de não serem eliminadas as substâncias tóxicas.

Fica aqui um alerta aos colegas das redações, apuração é tudo em nossa profissão. Que o digam os mais de cem internautas que já comentaram a reportagem localizando geograficamente e historicamente a maniçoba como um prato típico do Pará.

Fica também um convite à Tribuna da Bahia, conhecer o Pará e experimentar a verdadeira maniçoba. Me pergunte como através do turismoparaense@gmail.com