Quando o Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará foi lançado em 2011, algumas metas foram definidas para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo enquanto atividade econômica no estado. Entre elas estava o aumento na captação de eventos. O objetivo com isso é atrair o maior número possível de visitantes ao Pará, que proporcionem a geração de renda no estado.
De acordo com a gerente de Captação de Eventos da Paratur, Ariane Mathne, “80% das candidaturas a eventos das quais o Pará participa, o estado ganha”. Grande parte destas conquistas deve-se a excelente infraestrutura oferecida pela capital Belém, com centro de convenções, rede hoteleira e de restaurantes de alto padrão, bem como uma gama de atrativos turísticos para um maior tempo de permanência dos que vem ao estado participar de congressos, seminários, feiras, entre outros eventos.
Escotismo - Fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na Promessa e na Lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.
No Brasil, existem mais de 70 mil escoteiros filiados à União dos Escoteiros do Brasil (UEB), entidade fundada em 4 de novembro de 1924. A sociedade civil, sem fins lucrativos, de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, reconhecidamente de utilidade pública, organizada em três níveis de organização (Nacional, Regional e Local), que reúnem todos os grupos de escoteiros no Brasil.
Texto: Israel Pegado - Paratur