terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Belém terá inventário turístico

Um dos principais obstáculos do turismo paraense é a falta de dados estatísticos para subsidiar as ações de promoção, divulgação e comercialização dos produtos e serviços turísticos. Visando atender essa demanda, a Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur) iniciou o Inventário Turístico de Belém, seguindo padrão de coleta de dados do Ministério do Turismo (MTUR), já utilizado pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur) em diversos municípios.

Para garantir a operacionalidade do levantamento, que deve revelar o quantitativo dos meios de hospedagem, espaços gastronômicos, agências e operadoras de viagens, equipamentos turísticos e outros dados, o coordenador da Belemtur, Wady Khayat, participou de uma reunião, na última segunda-feira, 19, com o diretor da Companhia de Informática de Belém (Cinbesa), Tomaz Freitas. No encontro foram discutidas as ferramentas necessárias para publicação dos formulários padrões do MTur para que a Belemtur possa criar um banco de dados com as referidas informações.

Fórum Social Mundial - Durante a reunião, a turismóloga da Belemtur, Luciana Mendes, informou a Cinbesa sobre o projeto 'Você na Minha Casa', que busca assegurar uma alternativa de hospedagem para o público do Fórum Social Mundial, evento que deve trazer a Belém, em janeiro de 2009, cerca de 120 mil pessoas.

Além da reformulação do link da Belemtur no site da Prefeitura de Belém, trabalho que será feito com o apoio da Cinbesa e também da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet Pará), haverá um cadastro próprio para moradores que queiram receber participantes do Fórum em suas residências.

Nenhum comentário: