terça-feira, 8 de maio de 2012

Passaporte Pará chega para fortalecer turismo interno


Primeira etapa do programa que é um produto do Plano “Ver-o-Pará” incentivará roteiros em sete municípios na baixa e alta temporada

Uma parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a RDC Férias coloca no mercado o “Passaporte Pará”, programa idealizado na Diretoria de Fomento da Paratur que visa o desenvolvimento do turismo interno no estado do Pará, possibilitando facilidades para viagens, especialmente nos períodos de baixa estação. A iniciativa vai adequar os serviços do trade local para o incremento geral do turismo.

Francisco Rocha (diretor da Abav), Rose Larrat (presidente da Abav) Socorro Costa (presidente da Paratur) e Jacqueline Alves (gerente geral de marketing da Paratur)



“A essência do Passaporte Pará é fazer com que o paraense conheça o Pará. Mas, esperamos que a gente consiga com o programa vender também o Pará ao turista externo”. Diz Rose Larrat, presidente da Abav, em reunião na manhã desta segunda-feira, dia 7, na sede da entidade, com a presidente da Paratur, Socorro Costa. Rose explicou que os agentes de viagens vão receber uma senha e um login que facilitará a oferta dos produtos turísticos. “Trata-se de uma excelente oportunidade que o Governo do Estado dá através da Paratur para um mercado que está se modificando e crescendo. Temos que aproveitar isso e converter em desenvolvimento”, afirmou Rose.

Na ocasião equipe de marketing da Paratur e diretoria da Abav trataram de outros assuntos, como investimento em qualificação do setor, aproximação das companhias aéreas e realização da Fita 2012 – Feira Internacional de Turismo da Amazônia, que acontece de 21 a 24 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento trará ao Pará 600 agentes de viagens, operadores de turismo e realizadores de grandes eventos.

PASSAPORTE PARÁ - O Passaporte Pará conta com a parceria, também, de instituições bancárias, que entram com facilidades de crédito para financiar tanto investimentos da iniciativa privada que oferece produtos e serviços turísticos quanto dos turistas que desejam comprar os pacotes a preços mais acessíveis e parcelados.

Entre os bancos que aderiram ao programa estão o Banco da Amazônia, o Banco do Estado do Pará (Banpará) e Caixa Econômica Federal.

Socorro Costa e Rose Larrat
Socorro Costa, presidente da Paratur, explica que a iniciativa insere-se no "Ver-o-Pará" - Plano Estratégico de Turismo do Pará, que visa a promoção do turismo paraense nos mercados regional, nacional e internacional, utilizando ferramentas de inteligência e o desenvolvimento de novos produtos turísticos e fortalecimento dos produtos turísticos atuais, tendo como principais produtos os relacionados à cultura e natureza. Ela adianta que a oferta de pacotes turísticos do Passaporte Pará coincidirá com investimentos na qualificação da mão de obra. “Em paralelo a essa oferta, dando continuidade às estratégias deixadas pelo secretário de turismo Adenauer Góes, a Paratur e a Setur (Secretaria de Estado de Turismo) vão executar o PEQTUR (Programa Estadual de Qualificação Profissional), cuja meta é qualificar mais de 10 mil e 500 pessoas que atuam direta e indiretamente no setor de turismo em 60 municípios paraenses distribuídos seis pólos turísticos: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu.

Socorro Costa lembra ainda que a meta de fluxo turístico no Pará em 2012, é superior a 850 mil pessoas e o Passaporte Pará, assim como a Fita, são estratégias para o cumprimento dessa meta.

A apresentação do Passaporte Pará aos agentes de viagens aconteceu na sede da Abav em Belém, na última sexta-feira, dia 5, pela diretora de Fomento da Paratur, Liliane Obando. Liliane esclareceu sobre os detalhes da implantação da primeira etapa do programa, que deve contemplar inicialmente roteiros que já são ofertados em sete municípios eleitos como prioritários.

Praia do Atalaia - Salinópolis



















Belém (com foco no distrito de Mosqueiro), Soure, Salvaterra, Salinópolis, Bragança, Tracuateua e Marapanim serão os primeiros a receber as ações. Os outros municípios devem ser incluídos ao longo da execução do programa. A justificativa para a escolha desses municípios levou em consideração a pré-existência de produtos que incluem esses roteiros, as facilidades de acesso e infraestrutura, além da possibilidade de implantação de políticas públicas por parte do Governo do Estado que visam o desenvolvimento dessas localidades.

Regras - Somente poderão participar do programa Passaporte Pará as agências associadas à Abav. Os representantes das empresas interessadas deverão apresentar propostas de roteiros turísticos que já operam nos locais indicados, e depois de aprovados pela Abav serão disponibilizados em um site para divulgação e venda.

“Qualquer pessoa poderá comprar esses pacotes, inclusive com desconto, que depende da parceria do Banco da Amazônia”, afirma Silmara Resque, Gerente de Negócios da Diretoria de Fomento da Paratur. O programa passou por cerca de 1 ano de planejamento em reuniões entre os parceiros que avaliaram cada detalhe antes da sua aprovação.

Alberto Tousant, representante da RDC Férias, informou que o ponto principal do programa será o oferecimento de uma espécie de pré-pago de viagem. “Ele será oferecido pelos bancos parceiros aos funcionários, clientes e o público em geral para utilização nos produtos oferecidos. Nosso interesse é reduzir custos e aumentar as vendas”, explicou.

O lançamento oficial do Programa Passaporte Pará será feito dia 22 de junho, no Hangar, durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita). Até essa data 75 agências, entre filiadas e associadas na Abrav Pará deverão indicar seus produtos, que serão cuidadosamente avaliados in loco pelos parceiros do programa para depois serem disponibilizados.
Fabrício Coleny - GECV Paratur