sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pará terá escola de gastronomia referência para a Amazônia

Ricardo Cardoso (Abrasel PA), Socorro Costa (Presidente
da Paratur), Álvaro do Espírito Santo (diretor de Políticas
Públicas da Setur) e Alex Keuffer (diretor presidente do
Instituto Vitória Régia)

Um dos principais anseios dos profissionais, empreendedores e estudantes da gastronomia paraense vai se tornar realidade. O Pará terá finalmente uma Escola de Gastronomia. O anúncio foi feito na noite da última terça-feira, dia 14, em Belém, por Álvaro do Espírito Santo, diretor de Políticas Públicas para o Turismo da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) durante cerimônia de certificação de 41 novos cozinheiros de restaurantes e atendentes do setor de turismo. A certificação, que aconteceu no restaurante Divina Comida, em Batista Campos, contou com a presença de diversas autoridades, empresários entre outros convidados.

Álvaro do Espírito Santo anunciou a escola de gastronomia
do Pará.

“A Escola de Gastronomia é uma das prioridades do Ver-o-Pará – Plano Estratégico de Turismo do Pará. Será implantada pela Setur em parceria com a Confederação Nacional do Turismo (CNTUR)”. Anunciou Álvaro, ao informar que a Escola de Gastronomia funcionará na sede da Setur, que está sendo estruturada na Rua Gaspar Vianna, onde foi realizado recentemente o projeto da Casa Cor. “Servirá de apoio aos servidores, mas terá a função de aprendizado, inclusive com salas de qualificação”. Afirmou Álvaro, ao explicar que o secretário de Turismo, Adenauer Góes, na ocasião em Lima, no Peru, representando o Pará em uma cerimônia comemorativa pela escolha da Amazônia como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza, vê não só escola mas a gastronomia em si como item prioritário a ser desenvolvido e fortalecido como produto turístico do segmento cultural.

Socorro Costa parabenizou os novos profissionais.

Socorro Costa, presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), que tem a missão de promover, divulgar e fazer o marketing do turismo do Pará, lembrou aos novos profissionais e aos diversos empresários presentes que na rotina diária de atendimentos aos turistas que visitam o Pará, seja no aeroporto de Belém, em receptivos de cruzeiros, no atendimento a jornalistas especializados, a Paratur tem o entendimento do quanto a gastronomia é importante enquanto atrativo turístico. “Nossos visitantes não buscam somente uma bela paisagem um passeio confortável. Não buscam por alimentos. Mas sim, buscam vivenciar experiências relacionadas à nossa cultura, à nossa gente, aos nossos costumes e saberes. Buscam o que temos de melhor a oferecer a partir do turismo: originalidade, criatividade, autenticidade, diversidade e ainda uma forte e comprometida inclinação para desenvolvermos a Amazônia sem abrir mão da sustentabilidade”. Disse Socorro Costa. 

A certificação aconteceu no restaurante Divina Comida 

“Esta certificação é parte da nossa missão. Por isso, faço questão de parabenizar cada um dos participantes dos cursos de Qualidade no Atendimento e Cozinheiro de Restaurantes. Ao aderir ao programa PEQTUR você soma com o Governo do Estado que busca cada vez mais aprimoramento e qualidade na oferta de produtos e serviços turísticos. Com isso, alcançamos cada vez mais nossa meta de dar ao Pará o título que buscamos de ser destino prioritário na Amazônia até 2020”. Frizou a gestora da Paratur. 

“Deixo a mensagem sempre proferida pelo secretário de Turismo Adenauer Góes, de que não há turismo sem o empresariado. Que estes novos profissionais sejam absolvidos no mercado de trabalho e também possam se tornar multiplicadores deste projeto, de bem receber o turista paraense”. Finalizou.


Para Alex Keuffer, diretor presidente do Instituto Vitória Régia, entidade parceira da Paratur na qualificação dos novos profissionais, a qualificação, que contemplou 21 cozinheiros e 20 atendentes de vários setores turísticos, vai além do simples ato de cozinhar ou de bem atender o turista, passando pela melhoria na manipulação dos alimentos, higiene, forma de falar, de vestir, educação, etc. “Esta qualificação nos dá a sensação de um trabalho bem feito, garante ao profissional fazer de uma forma mais exigente e detalhada”. Elogiou Alex Keuffer, ao se declarar um defensor do turismo do Pará.

“Quem tem que dá emprego é o empresário. Cabe ao governo apoiar com iniciativas como esta, que qualifica a nossa mão de obra e aumenta nossa capacidade produtiva”. Afirmou Ricardo Cardoso, diretor da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel PA), entidade parceira na indicação de demanda profissional que precisa de qualificação no setor. Ricardo, que através da Abrasel e com apoio da Paratur lança nos próximos dias o Guia Abrasel, com os principais equipamentos e referências turísticas da gastronomia de Belém, enalteceu o Programa Estadual de Qualificação Profissional no Turismo (PEQTUR), através do qual a Paratur e a Setur iniciaram no ano passado cursos voltados à qualidade no atendimento, gastronomia, empreendedorismo, serviços de receptivo, hotelaria, idiomas, entre outros. Somente no ano passado foram mais de 1500 qualificações em 16 municípios. Até 2015 a meta é chegar a 10.500 capacitações através do PEQTUR.

Adilson da Silva Melo concluiu o curso de cozinheiro 
de restaurante.

José Leonardo Neves e Helder Correa dos Santos fizeram parte da qualificação, que iniciada em julho teve aulas ministradas na Cooperativa Paladar Caseiro (Coopac), em Ananindeua e no Instituto Vitória Régia, em Belém. 

“Uma oportunidade de aprender mais, de buscar melhorias de trabalho e atender melhor nossos clientes”. Afirmou Helder. 

Adilson da Silva Melo trabalha há 12 anos em restaurantes e bares e viu na qualificação uma “oportunidade que o governo nos dá de aprimorar nossos talentos no atendimento. O turismo está crescendo bastante e é marcante pode melhorar conhecimentos para atender o cliente”

Maria José Pereira
Maria José Pereira, presidente da Coopac também elogiou a parceria. “Uma oportunidade de ver nossos cooperados, em torno de 22, colocar em prática o aprendizado. A gente está começando e é muito importante vê esses profissionais que já estão atuando, contribuir com eles”. Garantiu Maria José, que sonha em ser reconhecida como chef de cozinha no Pará e em outros mercados. 

O empresário Nazareno Alves liberou três funcionários para serem qualificados e fez questão de estar na cerimônia de qualificação. “Nossa gastronomia é fantástica. O turista que vem pra Belém já vem pensando em nossa gastronomia, nossos frutos, no açaí. É importante esse treinamento que estão ofertando para que nossos profissionais possam oferecer melhores serviços a esse turista”. Diz Nazareno, que apostou no açaí como produto principal a ser comercializado em seus empreendimentos de gastronomia.

Foram certificados 41 novos profissionais.

A certificação foi encerrada com um jantar especial produzido pelos próprios formandos. O atendimento foi feito também pelos novos profissionais.


Texto: Benigna Soares - Grência de Comunicação da Paratur