sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Setur lança Turismo Verde em Paragominas



Centenas de pessoas prestigiaram o lançamento do
Turismo 
Verde em Paragominas
O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip) e da Secretaria de Estado de Turismo (Setur), lançou na noite desta quarta-feira, dia 15, em Paragominas o projeto Turismo Verde, iniciativa que chega de forma pioneira na Amazônia para reduzir a pobreza e desigualdade social através do desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do turismo, com ações previstas para iniciarem ainda este mês. O lançamento ocorreu no Auditório Inocêncio Oliveira, no Parque de Exposições Amílcar Tocantins, na Rod. Pa-125, s/n, Paragominas.

Artur Cobas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro
Empresas (Sebrae), Alvaro do Espírito Santo, diretor de Políticas 
Públicas para o Turismo da SETUR, Justiniano Neto, titular da 
Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios 
Verdes, Sidney Rosa, titular da Secretaria Especial de Estado 
de DesenvolvimentoEconômico e Incentivo à Produção 
(Sedip), prefeito de Paragominas, Adnan Demachki.

O diretor de Políticas Públicas para o Turismo, da Setur, Alvaro do Espírito Santo, representou o secretário de Turismo, Adenauer Góes na cerimônia de lançamento e anunciou que o projeto vai beneficiar 12 municípios, começando por Paragominas e terá Belterra, na região turística do Tapajós, como mais um exemplo de sustentabilidade no turismo. Adenauer Góes não compareceu ao evento por que representava o Pará em Lima, no Peru, em cerimônia que enaltece a escolha da Amazônia como uma das Sete Novas Maravilhas da Natureza do Mundo, com destaque ao rio Amazonas, que banha diversos municípios do Pará.

“O projeto é voltado para empreendimentos turísticos localizados nas seis regiões turísticas do Estado: Belém, Marajó, Tapajós, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu. Paragominas, que já tem projeção nacional e agora internacional, depois da Rio + 20, acreditamos que dentro do turismo é uma cidade que podemos desenvolver projetos bem sucedidos e sustentáveis”. Disse Alvaro, ao explicar que o turismo científico, ou de busca de conhecimento, será somado ao de cultura e de natureza já em desenvolvimento no Pará.

“Em Belterra, com apoio da Ama Brasil, que está implantando lá um pólo de pesquisa do Instituto Butantã, estamos trabalhando no sentido de implantar o primeiro Hotel Ciência do Estado. Vai associar tecnologias limpas com uma arquitetura ecológica em que o meio de hospedagem será um atrativo à parte”. Diz Alvaro, ao afirmar que o Turismo Verde vai trazer um ganho ao setor, com produtos diferenciados que associam cultura e natureza, para renovar a oferta turística. “É uma ferramenta de desenvolvimento nesses 12 municípios. Os parceiros precisam acreditar para não ser uma proposta de governo, mas uma proposta da sociedade”. Acrescenta.

Prefeito Adnan agradeceu ao governador Simão Jatene pela 
escolha de Paragominas para ser município piloto do 
programa que vai atender inicialmente 12 municípios
do Pará 
O prefeito de Paragominas, Adnan Demachki, enalteceu o Turismo Verde, lançado durante a 46ª. Feira Agropecuária de Paragominas. “Agradeço ao governador Simão Jatene por escolher Paragominas como município piloto do Turismo Verde”. Disse Adnan ao reforçar que o município tem duas inclinações ao turismo, o de conhecimento, já que muitos pesquisadores e estudantes tem buscado informações no município e o turismo rural, afirmou Adnan, um grande defensor da sustentabilidade no Pará.

Representando o governador Simão Jatene, o Sidney Rosa, titular da Secretaria Especial de Estado de Desenvolvimento Econômico e Incentivo à Produção (Sedip), relatou que em sete meses na secretaria tem visitado muitos municípios e dialogado com diferentes setores do estado e se surpreendeu com as inúmeras opções de turismo no Pará. “Aprendi com Adenauer que turismo move 62 atividades econômicas”. Disse Sidney, ao elogiar a atuação do Hangar –Centro de Convenções e Feiras da Amazônia para o turismo de eventos. “Só o congresso de contabilidade vai trazer cerca de oito mil pessoas ao Pará”. Alertou, ao lembrar que em Paragominas há também inclinação ao turismo de negócios e eventos, além do turismo de natureza e de cultura.

Secretaria Municípios Verdes vai apoiar na qualificação ao 
lado da Setur e Sebrae

Justiniano Neto, titular da Secretaria Extraordinária de Coordenação do Programa Municípios Verdes lembrou que o projeto, associado a um conjunto de iniciativas do Governo do Estado mais amplas, através do Programa Cidades Sustentáveis, prevê qualificação e benefícios aos 12 municípios que aderiram ao projeto e aos demais que venham somar com iniciativas de sustentabilidade. “O programa Municípios Verdes tem essa bússola, a regularidade ambiental leva a muitos benefícios e a outros municípios”. Alertou, ao anunciar que equipes técnicas já estão atuando no sentido de iniciar qualificação no setor.

Secretário Sidney Rosa iniciou a assinatura do termo de 
cooperação que terá diversos parceiros na execução do 
Programa Turismo Verde.
Também participaram da cerimônia de lançamento do Turismo Verde, formalizada através da assinatura de um termo de cooperação, Artur Cobas, do Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), Carlos Freire, representando a iniciativa privada, Eliza Zacca, secretária adjunta de Agricultura do Pará, Mauro Lúcio Costa, presidente do Sindicato Rural de Paragominas. 

TURISMO VERDE - Entre as ações que serão desenvolvidas no Turimso Verde estão: implantação de boas práticas de sustentabilidade nos empreendimentos turísticos dos municípios verdes; elaboração de roteiros sustentáveis de turismo de natureza e cultural; mapear, nos municípios integrantes do projeto, os territórios com recursos naturais e culturais apropriados para a prática de atividades de turismo de natureza e cultural; capacitar profissionais envolvidos no negócio turístico para inserção dos princípios de sustentabilidade na operacionalização de atividades turísticas; e realizar campanhas de conscientização para população receptora e visitante sobre a ética da sustentabilidade -tratamento do lixo, uso correto da água e energia elétrica.

Iniciativas de sustentabilidade geram renda para a população 

Um dos subsídios do Turismo Verde é o programa Municípios Verdes. Implantado ano passado pelo Governo do Estado, o programa tem sido o principal instrumento de redução da pobreza desigualdade social no Pará através do desenvolvimento sustentável. Paragominas por exemplo, o primeiro município verde do Pará, é referência nacional em desenvolvimento sustentável por ter conseguido abandonar um histórico de desmatamento em um curto período de tempo. Além disso o Municípios Verdes tem contribuído para a dinamizar a economia local sustentável e promovido ações de educação ambiental.

O Turismo Verde estará alinhado ainda ao Plano Estratégico do Turismo Ver-o-Pará. Segundo o Plano, que traça estratégias para a liderança do turismo paraense na Amazônia até 2020, entre os cinco segmentos turísticos principais do estado (natureza, cultura, sol e praia, eventos e negócios) a cultura e a natureza são os prioritários por serem os principais elementos que diferenciam o destino Pará dos outros destinos. Investimentos em projetos como o Parque Ambiental do Utinga e Municípios Verdes , por exemplo, tem trazido benefícios ao turismo de natureza. Além disso o plano Ver-o-Pará elege a sustentabilidade como um dos principais valores a serem agregados ao destino, junto com outros como originalidade, criatividade, autenticidade e diversidade.

A sustentabilidade está nas grandes empresas, como esta de 
fabricação de MDF com tecnologias que garantem reaproveitamento
 da madeira e tecnologia limpa, com mão
de obra local
Os municípios que receberão o programa Turismo Verde são Ananindeua, na Região turística de Belém, Belterra e Oriximiná na região turística do Tapajós, Salinópolis e São João de Pirabas na região Amazônia Atlântica, Marabá e Tucuruí na região Araguaia Tocantins , Altamira e Vitória do Xingú na região turística do Xingú e Soure e Salvaterra na região do Marajó.

Paragominas - O município de Paragominas integra a região turística Araguaia Tocantins e está entre os que mais se destacam no segmento turismo de eventos e negócios. Com cerca de 100 mil habitantes, Paragominas está localizada a 300 quilômetros de Belém, capital do Pará. Sua fundação data de 1959, com a chegada na região do mineiro Célio Rezende Miranda e dos goianos Eliel Pereira Faustino e Manoel Lima. Nasce do fluxo na rodovia Belém-Brasília, construída pelo presidente Juscelino Kubitschek. Além de Minas Gerais, investidores do Espírito Santo também foram atraídos para a região. O município obteve autonomia em 23 de janeiro de 1965, durante o Governo de Jarbas Gonçalves Passarinho, com a Lei nº 3.235, de 4 de janeiro, formado com área desmembrada de parte do distrito de São Domingos do Capim e parte do distrito de Camiranga, que pertencia ao Município de Viseu. Está localizada no Nordeste Paraense, e limita-se, ao Norte com os municípios de Ipixuna do Pará e Nova Esperança do Piriá a Leste, Estado o Maranhão ao Sul, municípios de Dom Eliseu, Ulianópolis e Goianésia do Pará, a Oeste município de Ipixuna do Pará. Seu acesso é rodoviário, partindo de Belém pela BR-316, seguindo de pela Belém–Brasília (BR 010) e no Trevo seguir à esquerda, na PA-256, mais 12 Km até o centro de Paragominas.

TEXTO: BENIGNA SOARES - GERÊNCIA DE COMUNICAÇÃO DA PARATUR