quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Estação das Docas recebe exposição de fotografias inspiradas no Círio de Nazaré


A exposição “Círio bem na foto” reúne imagens
da maior festa dos paraenses transmitidas para o 
mundo através das redes sociais Instagram e Twitter

A Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) abriu nesta segunda-feira, 29, a exposição “Círio bem na foto”, uma mostra que reúne imagens da maior festa dos paraenses transmitidas para o mundo através das redes sociais Instagram e Twitter. A exposição reúne 30 imagens, selecionadas entre quase 600 postadas na galeria do site www.cirio.pa.gov.br, uma espécie de enciclopédia virtual que hospedou as informações referentes à quadra nazarena.Através do aplicativo “Bem na foto”, desenvolvido em 2011 pela diretoria institucional da Secom, em parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), foi possível estimular que os expectadores da festividade enviassem seus olhares sobre a festividade. O resultado foi um recorde de postagens, com quase 600 imagens que após uma seleção resultaram na mostra física. “A ideia foi fazer um resumo dessas imagens, a maioria delas feitas com um telefone celular, e premiar esses olhares que de alguma forma contam um pouco sobre o Círio de Nazaré”, detalha o diretor de Comunicação Institucional da Secom, Antonio Neto.Nesta edição do Círio, o servidor público Monaldo Begot acompanhou os amigos de outros estados que vêm prestigiar o Círio e um dos momentos que mais o inspirou a registrar essa manifestação religiosa e cultural foi a Berlinda sendo homenageada durante a Trasladação. O registro foi para o mundo e também está na exposição. “Eu achei impressionante o momento em que as luzes se apagam e fica apenas a Berlinda iluminada. Fiz a foto com o meu celular e postei via Instagram através do aplicativo. Reunir esse material em uma mostra como essa é uma forma de incentivo a quem tem um olhar de fotógrafo mas não é profissional”, ressalta.

O advogado Lafayete Nunes também enviou suas imagens do Círio de Nazaré, feitas com uma câmera de celular. A divulgação através do "Círio Bem na Foto” no Twitter foi uma forma de participação na festividade e o convite para expor seu olhar chegou sem qualquer pretensão .”Eu acho fantástico essa ideia de oportunizar às pessoas que registram seus momentos, seus olhares. Você tira do povo as imagens que ele mesmo sente, sem técnicas ou previsões”, destaca.

O fotógrafo Guy Veloso participou da seleção das imagens e acredita que a exposição delas além das redes sociais pode revelar vários talentos. “Eu me tornei um fotógrafo profissional ao ver minhas imagens em uma exposição. É um estimulo e com certeza muitos que estão aqui vão continuar aprimorando seus olhares e os divulgando para o mundo”, observa.

Segundo o secretário de Comunicação, Ney Messias, a ideia do “Bem na foto” é oportunizar o protagonismo social, abordando uma temática como o Círio de Nazaré, o que inaugura uma nova forma da sociedade ver suas próprias manifestações. “O Círio bem na foto abre uma série de olhares da sociedade sob a sociedade. A ideia é amplia-lo para outros temas, fazendo com que esses fotógrafos de rua registrem esses momentos e publiquem e a gente então a sistematize e as premie”, ressalta.

A exposição “Cirio Bem na foto” fica aberta ao público até o dia 11 de novembro, no Boulervard das Feiras, na Estação das Docas. A visitação é 10 horas às 22 horas, com entrada franca.


Fonte : Danielle Ferreira - Secom