quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pará é destaque no encerramento da Feira das Américas no Rio de Janeiro

A apresentação especial com direito a degustação da gastronomia paraense contará com Dominguinhos do Estácio entre outros membros da Imperatriz


“Pará, o Muiraquitã do Brasil”, tema do enredo da Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense do grupo especial do Rio de Janeiro para o carnal 2013, será apresentado no encerramento da Feira das Américas, que desde a última quarta-feira (24), reúne no Riocentro agentes de viagens, operadores turísticos com poder de decisão e compradores de corporações provenientes do Brasil e do exterior.

Atendendo a pedidos, a escola de samba repetirá a brilhante apresentação realizada no primeiro dia da feira, no entanto, desta vez percorrendo todos os espaços do evento, transformando a feira em um grande carnaval, com a cara do Pará. A apresentação no estande do Pará será às 17 horas, com participação, entre outros, do carnavalesco Dominguinhos da Estácio, puxando o samba enredo Pará, o Muiraquitâ do Brasil. Em seguida a escola segue com apoio da Promo, empresa realizadora da ABAV, pelos pavilhões 3 e 2 até a Vila do Saber, encerrando oficialmente a Feira de Turismo das Américas.

Esta é a 40ª edição do evento, que conta com representações de 50 países. Cerca de mil expositores, em 350 estandes, dispostos em uma área de 40 mil metros quadrados. A feira apresenta as novidades da cadeia de turismo do Brasil. Desde a abertura da feira cerca de 25 mil pessoas estiveram visitando o local. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), é uma grande vitrine aos produtos, serviços e destinos turísticos do mundo. Entre os Estados está o Pará, apresentando a nova marca turística e defendendo o slogan “Pará, a obra-prima da Amazônia”.

Pará, o muiraquitã do Brasil – No carnaval de 2013, a Imperatriz Leopoldinense vai defender o enredo de autoria de Cahê Rodrigues, Kaká Monteiro e Mário Monteiro que exalta o estado do Pará, obra prima da Amazônia, em suas lendas, danças, sabores, cheiros e cores. “O Pará merece ser visto pelo mundo. Comecemos, então, pelos 80 minutos da Imperatriz Leopoldinense sob a voz de Dominguinhos do Estácio que, com absoluta certeza, estará especialmente inspirado”, afirmam os carnavalescos responsáveis pelo enredo em entrevista concedida a um site na internet.

Lenda – Muiraquitã é considerado um dos símbolos de identificação da Amazônia, tido como uma espécie de amuleto de boa sorte. O formato mais comum é de um sapo, geralmente de cor verde. Conta o mito que eles eram confeccionados pelas índias Incamiabas que habitavam as margens do rio Amazonas. Uma vez por ano, em noite de lua, recebiam sua aldeia os guerreiros Guacaris, como se fossem seus maridos. Em agradecimento mergulhavam no lago e traziam um barro verde, dando a forma do muiraquitã, que também pode ser representado como peixe, tartaruga e outros animais. Ao considerar o Pará o muiraquitã do Brasil, os carnavalescos atribuem ao estado imenso valor: por sorte, o Brasil tem o seu muiraquitã, seu amuleto, sua boa sorte – o estado do Pará.

Samba - A Imperatriz escolheu, no último dia 18, seu samba-enredo para 2013. A composição leva as assinaturas de Me Leva, Gil Branco, Tião Pinheiro, Drummond e Maninho do Ponto. A disputa contou com diversos candidatos, dentre os quais um composto pelos paraenses Admir do Cavaco, Bosco Guimarães, Neno Freitas, Gogó de Ouro e Moacyr Chagas, vencedor das seletivas em Belém.

Novo material - produzida pela Paratur através da Griffo Comunicação, uma nova ferramenta de divulgação turística do Pará foi apresentada na Feira das Américas. O catálogo apresenta o destino Pará enquanto obra prima da Amazônia, seguindo o direcionamento do Plano Ver-o-Pará - Plano Estratégico de Turismo do Pará, este elaborado sob a consultoria da Chias Marketing. O material traz a nova logo do Pará, inspirada nas cores do açaí, com traços das culturas marajoara, tapajônica e araguaia, refletindo a natureza e a cultura, os dois segmentos mais fortes do Pará. Sol e praia, eventos e negócios também são segmentos priorizados. “A concepção do catálogo é mostrar aos agentes e operadores, em especial, os valores do Pará: diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade, presentes nas seis regiões turísticas que agregam os 144 municípios do Estado: Belém, Marajó, Tapajós, Araguaia Tocantins e Xingu”, informa Jacqueline Alves, Diretora de Marketing da Paratur.

Pará na Feira - O estande do Pará na Feira de Turismo das Américas foi tematizado com a gastronomia paraense, oferecendo degustação de sucos regionais, licores, bombons e outras delícias. “A gastronomia foi o principal produto que promovemos, apresentando um material promocional inspirado no Plano Ver-o-Pará, focando os valores do destino Pará, que passam pela diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade”, diz a presidente da Paratur, Socorro Costa. A participação do Pará na feira é fruto de parceria entre Paratur, Secretaria de Estado de Turismo (Setur), Associação Brasileira de agências de Viagens (Abav-Pará), Associação São José Liberto (Polo Joalheiro), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. Cerca de 40 agentes de viagens e operadores representaram o empresariado paraense no evento.

Estande do Pará: Pavilhão 3 do Riocentro


Mais informações: (91) 8842-8129 ou (91) 8895-5733, Benigna Soares - Gerência de Comunicação da Paratur.