terça-feira, 30 de abril de 2013

Pará entra na rota do turismo de incentivo e gastronômico



Uma grande feira de turismo como a World Travel Market Latin America é uma oportunidade para encontros e negócios com operadores e agentes de viagens de todo o mundo. Com uma estratégia de encontros agendados nos dias de evento, o estande do Pará recebeu empresários dos Estados Unidos, China, França, Alemanha, Espanha, Inglaterra e México, além de outros do próprio Brasil.

Alguns dos mais interessados são empresas que trabalham com o turismo de incentivo ou Mice (Meeting, Incentive, Congress and Events), que tem procurado o Pará como destino para premiar seus funcionários que superem as metas e objetivos estipulados pela organização. Este é o caso dos chineses Ying Yang, da Corning Incorporated, e Ding Jisheng, da Motorola Mobility China. A alemã Elke Carmen Fromm, diretora de Eventos da subsidiária germânica da Cheíl Worldwide, tem o mesmo interesse. “Quero trazer grupos ao estado pré e pós Copa do Mundo”, contou.

Carlos Fiqueira, Ariane Mathne (Paratur) e a
mexicana Paloma Gonzales
Já o espanhol Joaquin Cusidó Flix tem como foco de atuação o turismo gastronômico. Diretor da Kim Travel Groups, em Barcelona (Espanha), ele organiza festivais gastronômicos na Espanha e Brasil. Este ano, organiza um que será realizado em Salvador (BA).

Ele foi convidado pelo gerente de Promoção da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Carlos Figueira, a visitar o Pará e conhecer as iguarias da culinária paraense e a desenvolver um projeto em parceria com o estado. “Ainda não conheço o Pará, mas sei da fama da gastronomia local, que é muito original e autêntica. Além do mais, as pessoas buscam cada vez mais uma alimentação de qualidade e diferenciada”, garantiu o catalão.

Para a operadora mexicana da Viajes Panorama, Paloma Gonzáles, o turismo no Pará abre um campo novo e vasto de possibilidades a serem exploradas pelos membros do trade: “Achei o destino muito interessante, porque possui coisas com as quais ainda não trabalho em minha empresa. E estou na feira em busca de novos produtos turísticos”, garantiu.

A participação do Pará na WTM Latin America foi resultado de uma ação institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Travel In, Amazônia 21, Beloalter Hotel, Mãe Natureza Receptivo Turístico, Rumo Norte Expedições e OS Pará 2000, além da secretarias de turismo de Santarém.


Texto:
Israel Pegado - Paratur