quinta-feira, 25 de abril de 2013

Capacitação do destino Pará surpreende operadores de viagens internacionais



Operadores de turismo internacional puderam conhecer os atrativos, segmentos turísticos e valores que norteiam o desenvolvimento da atividade no Pará, na capacitação realizada na manhã desta quinta-feira (25), último dia da World Travel Market Latin America, que ocorre no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). Considerada a maior feira de turismo latino-americana, a WTM recebe operadores de turismo e agentes de viagem de países dos continentes americano, europeu, africano e asiático.

Em um auditório lotado e de forma sucinta, em 25 minutos, dado o pouco tempo disponível do trade internacional em eventos dessa magnitude, a gerente de Captação de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ariane Mathne, apresentou os valores da diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade do destino Pará “A Obra-Prima da Amazônia”, bem como os cincos segmentos de turismo prioritários: Cultura, Natureza, Sol e Praia, Negócios e Eventos.

Ela também apresentou aos operadores o roteiro sugerido “8 dias e 7 noites”, que inclui a experiência de visitar e conhecer os atrativos turísticos das regiões Belém, Marajó e Tapajós. “Estas regiões possuem produtos mais consolidados, mais preparados para atender a demanda nacional, e especialmente, a internacional”, explica Ariane Mathne.

A brasileira Bárbara Andrade, que trabalha na operadora irlandesa Innstand, que atua no segmento denominado wholesale (dedicado à venda de produtos em grande escala para revenda entre operadoras, agências, hotéis, etc)destacou a capacitação entre as demais que assistiu de outros estados e países: “Muito boa a apresentação do Pará. De todas que eu assisti foi a que eu mais gostei. Foi mesmo muito interessante conhecer os atrativos do destino para trabalhar com ele”.

Para a argentina Maria Luján Provasi, da Quarum Travel, a clareza das informações sobre o turismo paraense foi fundamental: “Eu gostei, pois foi uma apresentação dinâmica e com muitas informações”.

A participação do Pará na WTM Latin America é uma ação institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Travel In, Amazônia 21, Beloalter Hotel, Mãe Natureza Receptivo Turístico, Rumo Norte Expedições e OS Pará 2000, além das secretarias de turismo de Soure e Santarém.

Texto e fotos: Israel Pegado - Paratur