Por: Benigna Soares
Belém - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) divulgou no final da tarde da última terça-feira, dia 9, o resultado preliminar do X Exame de Ordem Unificado. Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pela elaboração, aplicação e correção do Exame de Ordem, dos 124.887 candidatos que se inscreveram para a prova desde a etapa inicial, 31.901 obtiveram êxito, somando 25,5% de aprovação. No Pará as provas foram realizadas em Belém, Marabá e Santarém.
O exame habilita os bacharéis em Direito ao exercício legal da advocacia e a aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB, conforme os termos do art. 8º, IV, da Lei 8.906/1994.
As inscrições ao Exame de Ordem ocorreram entre 22 de março a 09 de abril de 2013. A prova objetiva ocorreu dia 28 de abril de 2013 e a prático-profissional em 16 de junho de 2013. Os candidatos foram submetidos a questões diversas na área de conhecimento do Direito e a redação de peça profissional, além de quatro questões, sob a forma de situações-problema, compreendendo áreas de opção do examinando, quando da sua inscrição: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho ou Direito Tributário e do seu correspondente direito processual.
Ao longo do ano a OAB realiza três exames, habilitando cerca de 90 mil novos advogados por ano no Brasil. O Exame é aplicado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil.
Aprovado com nota final 8,1 o advogado Antônio Epifânio Rodrigues comemora o resultado, mas alerta aos que ainda vão se submeter ao exame. “Estou muito feliz porque é resultado de quase seis anos de dedicação exclusiva aos estudos. Precisei habdicar de muitas coisas e sei que não existe milagre, é preciso estar atento a tudo ainda na faculdade e se preciso fazer um bom cursinho preparatório”. Ensina o advogado que optou pelo Direito Penal, uma das mais difíceis no Exame.
PARÁ - Dos 124.887 bacharéis em Direito de todo o Brasil que se inscreveram no Exame de Ordem da OAB 2.172 são de Belém, segundo a Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará. Desse total 77 faltaram no exame e 385 foram aprovados.
O município de Marabá, no sudeste do Pará, foi o local escolhido para a realização da prova por 195 inscritos, dos quais 12 não compareceram para o exame final mas 36 foram aprovados.
Em Santarém, que também foi sede das provas, estavam inscritos 241 candidatos. Somente 5 não compareceram para realizar as provas e 54 foram aprovados.
Segundo a OAB os candidatos que constam da lista divulgada nesta terça-feira foram considerados aprovados por terem obtido nota mínima 6 (seis) na prova prático-profissional, aplicada no dia 16 de junho deste ano em todo o País. O prazo para o candidato que desejar interpor recurso do resultado preliminar terá início às 12h desta quarta-feira (10) e será encerrado às 12h do dia 13 de julho, conforme previsto no edital. Os dados estatísticos consolidados do resultado final do X Exame – após a análise e consideração dos recursos interpostos – serão divulgados no dia 26 deste mês.
