Francisco Pessôa apresenta turismo cooperativo no Fomentur |
A Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) apresentou aos representantes da cadeia produtiva do turismo, reunidos durante o Fórum de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará (Fomentur) na tarde desta segunda-feira (26), na Associação Comercial do Pará, os conceitos de cooperativismo e o objetivo do Termo de Cooperação Técnica assinado com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur).
O gerente técnico da OCB-PA, Francisco Pessôa, explicou que o acordo firmado tem como premissas formatar o planejamento, a organização, condução e promoção de cooperativas voltadas à atividade turística. “A idéia é partir de um projeto piloto para criação de uma cooperativa do segmento de turismo receptivo no município de Belém”, contou ao destacar ainda a importância de sensibilizar e organizar os agentes envolvidos no processo quanto a importância da cooperação de negócios em regime cooperativo.
Como ações futuras, o gerente citou ainda a realização do seminário sobre o “Cooperativismo no Turismo”, tendo como público alvo os estudantes universitários, instituições de ensino superior e parceiros, além da programação de famtur até a fazenda da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (CAMTA).
“Sem empresário não há turismo, aliás, sem empresário não existe nenhuma atividade econômica. E é isso que move as atividades de planejamento da secretaria. O propósito aqui é nos unirmos por aquilo que efetivamente nos move em comum, que é o turismo, e o conseqüente desenvolvimento e ganhos que a atividade pode proporcionar ao estado e sua população”, garante o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes. “O processo de construção do setor público e a iniciativa privada é uma via de mão dupla”, completa.
Uma tese defendida também pela presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem no Pará (ABAV/PA), Ednna Rocha. “Para crescer precisamos de parceria e integração, para que assim, nossos objetivos venham a ser alcançados”, diz a gestora.
Em sua fala, o membro do conselho do Sindicato dos Guias de Turismo do Pará (Singtur/PA) e turismólogo, Fábio Romero, confirmou a necessidade de se buscar alternativas, como o do turismo cooperativo, para o crescimento do setor em meio aos desafios que a economia global apresenta: “Buscando outros formatos de negócio, conseguimos o aumento da rentabilidade e faturamento dos associados em 20% no primeiro semestre deste ano”.
Evento – Por ocasião da reunião, foi informado aos presentes que o Pará sede de mais um evento. Em 2015, o estado será sede do Congresso Brasileiro de Regulação e Expo Abar, eventos da Associação Brasileira de Agências de Regulação. Uma conquista da Gerência da Captação de Eventos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), em parceria com o Belém Convention and Visitors Bureau (BCVB), entre os dias 19 e 23 deste mês, em Fortaleza, no Ceará.
Texto: Israel Pegado – Ascom Setur/PA
Foto: Divulgação