quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Pará é contemplado pelo programa Viaja Mais Melhor Idade


                                                                                              Foto:Divulgação

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, apresentou nesta quarta-feira (4), na Abav, Feira das Américas, a segunda edição do programa Viaja Mais Melhor Idade. O programa de viagens com descontos exclusivos para idosos tem o intuito de movimentar o mercado turístico brasileiro, principalmente nos períodos de baixa temporada.  

Na segunda etapa do programa, o Ministério do Turismo (MTur) amplia as parcerias e passa a incluir agências de viagem, receptivos locais, parques temáticos, companhias aéreas, meios de hospedagem e locadoras de veículos.

O Pará ganha destaque no Viaja Mais Melhor Idade pelas facilidades para viagens no estado, especialmente na baixa temporada, através do programa “Passaporte Pará”, idealizado na Diretoria de Fomento da Paratur e que tem parceria entre a Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) e a RDC Férias.

O Viaja Mais Melhor Idade já vendeu 599 mil pacotes de viagem desde que foi lançado (setembro de 2007 a dezembro de 2010). Os destinos mais procurados na primeira edição foram Natal (RN), Fortaleza (CE), Lins (SP), Caldas Novas (GO) e Serra Gaúcha (RS). No site do Viaja Mais Melhor Idade é possível consultar uma cartilha com orientações para o público e para as empresas interessadas em participar do programa. O turista pode comprar ofertas com pacotes para diversos roteiros turísticos do Brasil. O preço diminui para viagens em grupo, uma das formas comuns de viagem de turistas da melhor idade.

A maior parte dos idosos considera o desconto o principal estímulo para a viagem conforme pesquisa realizada pelo MTur em 2011. Em conformidade com a pesquisa do Ministério do turismo, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realizou, no ano seguinte, 2012, a pesquisa de demanda de perfil da melhor idade, na qual a maioria dos idosos (27,7%) tem gasto médio por viagem acima de mil reais. Mesmo assim, 22,66% dos entrevistados realiza, em média, mais de quatro viagens por ano, sendo que a maioria das pessoas de melhor idade realiza, em média, duas viagens por ano pelo território paraense.

Essa relação de custo de viagens com pacotes mais baratos e quantidade de viagens realizadas a cada ano no Pará, comprova que o turismo da melhor idade no Pará vem crescendo para atender a demanda desse público que cresce cada vez mais no Brasil. Recentemente, cerca de 20 membros da Associação de Clubes da Melhor Idade (ABCMI) aproveitaram as facilidades e baixo custo do início da baixa temporada para conhecer para fazer a “Expedição Amazônia” no Tapajós, uma das regiões turísticas mais atraentes do Pará. 

Melhor Idade

Claudio Magnavita, diretor da Câmara de Segmentação do
Ministério do Turismo (MTUR)
O jornalista Claudio Magnavita, diretor da Câmara de Segmentação do Ministério do Turismo (MTUR), afirma que o Pará está entre os 22 estados contemplados com a nova versão do programa Viaje Mais Melhor Idade, lançado na última quarta-feira, dia 4, na programação da Feira das Américas. O programa vem com baixo custo e melhores facilidades da prática do turismo por idosos em todo o Brasil.




Reunião do Fornatur

Socorro Costa, presidente da
Companhia Paraense de Turismo (Paratur)
 
A presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Socorro Costa, representa o Pará na reunião do Fornatur - Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes do Turismo. O encontro acontece no estande do Jornal de Turismo, no Anhembi, São Paulo (SP), onde segue até domingo, dia 8 a Feira das de Turismo das Américas-Abav 2013. O Pará é um dos 2700 expositores na feira, onde é esperado um público de 80 mil pessoas, sendo 30 mil profissionais e 50 mil visitantes em geral.




Representantes de todos os estados brasileiros reunidos no Fornatur,
com participação de representantes do Ministério do Turismo.

Representantes de todos os estados brasileiros reunidos no Fornatur,
com participação de representantes do Ministério do Turismo.
Texto e Fotos: Benigna Soares - GEC