A professora Helena Quaresma ministra o Curso de Planejamento e Elaboração de Projetos Turísticos, até o final desta semana |
Com a organização e realização do curso de “Planejamento e Elaboração de Projetos Turísticos”, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) capacita, entre os dias 4 e 8 deste mês, 36 profissionais da área turística dos municípios de Belém, Afuá, Benevides, Bragança, Breves, Curuçá, Maracanã, Melgaço, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, São João de Pirabas, Soure e Tucuruí, além de servidores da própria Setur.
O curso, ministrado por Helena Quaresma, mestre em Planejamento do Desenvolvimento e doutora em Desenvolvimento Socioambiental, visa estimular a reflexão conjunta sobre o processo de planejamento, como requisito preliminar para a elaboração de projetos turísticos, bem como transmitir os conhecimentos básicos de técnicas e subsídios necessários para a concepção e elaboração de projetos na área de turismo.
Segundo Helena Quaresma, o planejamento parte da premissa de que existem três dimensões básicas compondo o processo: poder público, empresariado e comunidade local. “Temos que agregar esses diferentes atores, a partir de um objetivo comum, de interesse da coletividade. Cabe ao Estado ser o grande dinamizador e fomentador da atividade turística, em busca do desenvolvimento econômico e socioambiental”, afirma Helena, ressaltando a importância no planejamento de modelo de turismo, metodologias e práticas que se pretende adotar.
O secretário Adenauer Góes ressaltou aos participantes que é preciso entender o turismo como uma atividade econômica |
“À medida que a gente se qualifica, melhor compreende o grande desafio, que é entender o turismo como uma atividade econômica. Nós, agentes públicos, precisamos assumir o compromisso desse processo e passar isso para os entes da sociedade, incluindo a compreensão do que cabe a cada um de nós desenvolvermos em prol do crescimento do turismo”, disse o secretário de Estado de Turismo, Adenauer Góes, frisando as quatro palavras que devem nortear essa missão: “Planejamento, compromisso, comunicação e agilidade”.
O secretário municipal de Turismo de Soure, Adolfo Maia Júnior, ressaltou como a qualificação influencia na gestão pública do turismo. “Temos contado com o apoio da Setur para fomentar e fortalecer nossos conhecimentos. Hoje, Soure acompanha e está alinhado com o modelo de planejamento turístico do Estado, seguindo um modelo de médio e longo prazo”, garantiu Adolfo Maia. Soure tem o ecoturismo e o turismo cultural como principais segmentos nessa área de investimentos.
Fonte: Agência Pará
Fonte: Agência Pará