quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Jogos Escolares da Juventude aquece o turismo em Belém

O Comitê Olímpico Brasileiro (COB), com apoio do Governo do Pará, abre oficialmente em Belém nesta quinta-feira, dia 7, no Ginásio Poliesportivo da Universidade do Pará ( UEPA), os Jogos Escolares da Juventude. Participam do evento, dividido em várias modalidades esportivas que vão acontecer simultaneamente em 16 espaços da capital paraense, cerca de quatro mil jovens. A chegada das delegações em Belém foi aguardada com muita expectativa por diversos setores do turismo, especialmente pela rede hoteleira, já que 19 hotéis de Belém recebem os atletas, acompanhantes, convidados e realizadores do evento.

O Secretário de Turismo do Pará, Adenauer Góes, diz que o evento estimula o fortalecimento das políticas públicas voltadas ao turismo.

 Adenauer Góes, Secretário de Turismo do Pará.
“A vinda desse evento de caráter nacional significa o fortalecimento de uma política pública para o turismo, que tem no segmento de eventos um de seus mais fortes setores. O Estado do Pará vem investindo em infra-estrutura e o empresariado também naquilo que lhe compete. O estado investe igualmente em capacitação e o resultado disso na prática significa a ocupação da rede hoteleira, incremento do fluxo em restaurantes, transportes e outros setores, incluindo os benefícios que são trazidos também ao segmento de lazer”, disse Adenauer Góes, secretário de Estado de Turismo.

O presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Marcelo Mendes, explica que várias ações que visam o aproveitamento dos Jogos para fortalecer o turismo paraense foram desenvolvidas em parceria com o COB, com objetivo de dar visibilidade aos principais segmentos do turismo paraense: cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios.

Marcelo Mendes, presidente da Companhia Paraense de Turismo
“Disponibilizamos, desde o momento em que o COB anunciou os jogos para Belém total apoio à preparação do evento. Um seleto material promocional do Pará foi disponibilizado para receber as delegações de estudantes, da imprensa e observadores internacionais. Nossa equipe de marketing também preparou três modalidades de receptivo turístico e oferece, entre os dias 10 e 16 deste mês, diariamente, passeios nas modalidades de city tur (para estudantes), press trip (para jornalistas) e famtur com passeios em Belém, na região das ilhas e outros ambientes para os observadores internacionais, que também farão um river tur”. Diz Marcelo Mendes, ao informar que no Aeroporto Internacional de Belém também há um reforço no Posto de Informações Turísticas (PIT), para melhor receber os visitantes.

Ver-o-Peso. Foto: Jean Barbosa
“Nossas ações visam promover e divulgar o Pará como destino prioritário na Amazônia e com apoio de diversos parceiros, seja da área de segurança pública, seja dos equipamentos turísticos que abrirão na segunda-feira, dia 11, excepcionalmente para receber os participantes do evento, vamos mostrar o que Belém tem de melhor, na expectativa de que esses quatro mil visitantes se tornem multiplicadores de fluxo turístico ao Pará”. Reafirma o presidente da Paratur, ao explicar que o Complexo Ver-o-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, Museu Histórico do Estado do Pará, Palacete Pinho, Mangal das Garças, Basílica Santuário de Nazaré, são alguns dos lugares a ser visitados.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-PA), Tony Santiago, diz que atualmente a rede hoteleira de Belém está preparada para receber grandes eventos como este, que fortalece a economia paraense do turismo em praticamente suas 52 atividades. Segundo ele, um evento deste porte é importante para todo o Estado do Pará.

“Ao todo são 11 mil leitos disponíveis em Belém e 50% foram ocupados com os Jogos. Os turistas e visitantes encontram em nossos hotéis, um excelente atendimento, além de infraestrutura, conforto e segurança. Essas pessoas não vem apenas para os jogos e sim para conhecer um pouco da cultura, dos pontos turísticos e da gastronomia da cidade, e num momento posterior sempre retornam’ ressalta Tony Santiago.

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares da Juventude será realizada nesta quinta-feira, 7, no Ginásio Poliesportivo da Universidade do Pará ( UEPA), localizado na Avenida João Paulo ll, nº 817, no bairro do Marco, e contará com danças folclóricas, bandas de música e a participação de 370 alunos da Rede Pública de Belém. Na oportunidade uma coreografia vai apresentar a marca turística do Pará e o slogan Pará: A Obra-Prima da Amazônia. Todos os jogos do evento são abertos ao público.

Participação - O evento conta com cerca de quatro mil pessoas, entre elas jovens de 15 a 17 anos de 1.251 escolas, que participarão de disputas em 13 modalidades esportivas (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez).

Embaixadores, 20 observadores internacionais, cerca de 30 jornalistas, 220 voluntários, além de todo Comitê Organizador somam-se aos competidores.

Vários ídolos do esporte nacional serão embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude entre eles estão Sarah Menezes (judô), Daiane dos Santos (ginástica artística), Vanderlei Cordeiro (atletismo), Antoine Jaoude (Lutas) e Angélica Kvieczynski (Ginástica Rítmica) e Luciano Pagliarini ( Ciclismo Estrada), estes são apenas alguns dos 12 ídolos do esporte que estarão em Belém para o evento.

Os Jogos Escolares da Juventude 2013 é uma realização do Comitê Olímpico Brasileiro, co-realizado pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio do Governo do Estado do Pará e da Prefeitura Municipal de Belém.

Texto: Benigna Soares, Tâmara Monteiro e Carolinne Reis – GEC Paratur