quarta-feira, 6 de julho de 2016

Conheça as praias do Marajó e compartilhe suas ‪#‎feriasPA

Conheça as praias do Marajó e compartilhe suas ‪#‎feriasPA

Vila de Joanes - Salvaterra
Foto:  João Ramid/Setur
Guardião de cerca de 50% de todos os atrativos turísticos naturais da Amazônia, o Pará tem muitos atributos que o tornam prioritário para quem deseja conhecê-lo, afinal, é o segundo maior estado do Brasil, com dimensão territorial que soma 5 vezes o Estado de São Paulo, 28 vezes o Estado do Rio de Janeiro e 2,2 vezes a França. 

O destino proporciona experiências singulares para quem busca apreciar a cultura, observar e até mesmo se aventurar na natureza para experimentar as cores, aromas e sabores da gastronomia mais genuína do país. 

Aprecie a deliciosa gastronomia do Marajó
Foto: Viramundo e Mundovirado
Sua visita ao Pará não pode deixar de fora uma visita ao Marajó, maior arquipélago fluvial e marítimo do mundo, aonde a inspiração vem da natureza, da cultura, do cotidiano de uma população que se diferencia das demais pela originalidade, autenticidade, criatividade e pelas experiências que sabe proporcionar aos turistas, sempre em busca da diversidade e da sustentabilidade da Amazônia paraense.
O Marajó tem entre seus principais municípios Salvaterra e Soure, único município do mundo em que a segurança é feita por policiais montados em búfalos.
Suas experiências no Marajó lhe asseguram cavalgadas em búfalos, trilhas no mangue, degustação de pratos típicos derivados de carne e queijos de búfala. 

Em julho, o verão amazônico te convida a apreciar, nos municípios de Soure e Salvaterra, algumas das mais belas praias do mundo, em meio a reserva extrativista. Aqui suas experiências no berço da cultura marajoara vão tornar suas férias inesquecíveis. 

Sua visita deve começar pelo município de Salvaterra, conhecido como a “Princesinha do Marajó”, possui varias vilas e comunidades vizinhas que oferecem atrativos turísticos naturais e históricos, a exemplo da Vila de Joanes, que conta um pouco do processo de ocupação da maior ilha fluviomarítima do mundo, a Ilha do Marajó. Pela facilidade de acesso, é um dos municípios mais frequentados nesta época do ano. Compartilhe suas ‪#‎feriasPA e inclua em seu tour em Salvaterra estas praias: 
Praia de Joanes - Salvaterra
Foto: João Ramid/Setur
Praia Grande: A praia grande é a mais freqüentada de Salvaterra por se localizar bem no centro do município. Divide espaço com um igarapé de águas geladas chamado Caraparú. Possui uma ótima infraestrutura com calçadão, chuveiros, área para estacionamento de veículos, bares , restaurantes e loja de artesanato. 

Praia de Joanes: A vila de Joanes fica aproximadamente 17km do centro de Salvaterra. A praia de Joanes é tranqüila, com restaurantes e bares que servem pratos típicos do lugar entre coqueiros que oferecem sombra e suporte para redes. É um destino muito procurado por turistas para conhecer também as ruínas de antigas igrejas deixadas pelos jesuítas durante a colonização da Amazônia no século XVII. 

Praia da Barra Velha - Soure
Foto: Viramundo e Mundovirado 
Praia de Água Boa: localizada a 16 Km do centro de Salvaterra, seguindo pela PA 154 e entrando no trevo que dá acesso a Joanes, pega-se uma estrada vicinal que dá acesso a Vila Paca e a Vila Água Boa. No local, onde além da praia de Água Boa os visitantes podem conhecer o igarapé do mesmo nome, você vai encontrar barracas de praia que oferecem um cardápio variado, sendo os pratos regionais os que mais se destacam. 

Agora que tal conhecer Soure, a “Pérola do Marajó” ou “capital do Marajó”
Localizado a 10 minutos de barco de Salvaterra, Soure é o maior município do arquipélago marajoara e oferece opções para todos os gostos, com praias de águas salobras, campos naturais, fauna riquíssima, culinária exótica com destaque para os pratos que utilizam carne e derivados dos búfalos (leite, queijo e manteiga), peixes e mariscos. 

Búfalos encantam no Marajó
Foto: Viramundo e Mundovirado 
Reconhecida como a “capital do búfalo”, por que é comum encontrá-los pelas ruas da cidade sendo utilizados como meio de transporte ao lado dos carros, motos e bicicletas. 

Então, vamos às praias de Soure?

Praia do Pesqueiro: É a praia mais visitada por turistas em Soure. Localizada no interior da Reserva Extrativista Marinha de Soure – RESEXMAR Soure, são cerca de 4km de areia branca e fina, com grande incidência de ventos que permitem a prática de esportes náuticos e boa estrutura de bares, restaurantes, lojas de venda de artesanato, bem como um banheiro público sustentável administrado pela Associação de Moradores da Vila do Pesqueiro. 
Praia do Pesqueiro - Soure Foto: Viramundo e Mundovirado 
A praia também possui pequenas dunas espalhadas e a possibilidade de cavalgar em búfalos que descansam tranquilamente pela areia. As águas variam entre doce e salobra conforme a época do ano. 

Praia da Barra Velha: É a praia mais próxima do centro de Soure, sendo também a mais visitada pelos moradores de Soure. Seu acesso é feito através de uma trilha sobre uma ponte de madeira em meio aos manguezais e igarapés, cabe ressaltar que esta praia e o mangue que a circunda são partes integrantes da RESEXMAR de Soure. Portanto, ajude a preservar. 
Paisagem marajoara Foto: Viramundo e Mundovirado 
Como chegar no Marajó 

Por via fluvial, partindo de barco pelas empresas Arapari e Banave do Terminal Hidroviário de Belém até o porto de Camará, em Salvaterra, a viagem dura em média 3 horas. De lá seguem ônibus pela PA 154 que levam as mais diversas localidades do município e ao centro da cidade de Salvaterra. Você também pode ir de lancha rápida pela Viação Tapajós até Salvaterra. A viagem entre Belém e o Camará dura apenas 2h30. Outra opção é de carro, atravessando no Trapiche de Icoaraci, em Ferry Boats, para o porto de Camará em Salvaterra. A viagem dura em média 3 horas. Saiba mais: http://www.arcon.pa.gov.br

Soure: Partindo de Salvaterra em balsas ou pequenas embarcações para a sede municipal de Soure, a travessia dura entre 10 a 15 minutos. 
Empresas aéreas localizadas em Belém oferecem voos fretados ao Marajó. A viagem dura apenas 30 minutos até Soure. 
Consulte uma agência de viagens e Compartilhe suas #fériasPA.

#VISITPARÁ 

Twitter, Facebook e Instagram: @VisitPará
Blog: http://www.turismoparaense.blogspot.com
Site: http://www.paraturismo.pa.gov.br