Gastão Vieira(MTur), Socorro Costa (Paratur) e Adenauer Goes (Setur) |
O Pará deu início a sua participação na World Travel Market Latin America, nesta terça-feira (23), no Transamerica Expo Center, em São Paulo (SP). A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades nacionais e estrangeiras, na qual o estado foi representado pelo secretário de estado de Turismo, Adenauer Goés, e pela presidente da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Maria do Socorro Costa. Este ano, a Alemanha é o país patrocinador oficial da feira, que ocorre conjuntamente com o 39º Encontro Comercial Braztoa.
“A indústria emissiva do Brasil continua a crescer de forma acelerada, tendo um aumento de cerca de 30% no ano passado. É nos próximos 3 anos que o Brasil tem uma oportunidade única de vitrine com a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio 2016”, disse presidente da Reed Travel Exhibitions, Andrew Fowles, empresa britânica responsável pela organização da feira, originariamente nascida em Londres (ING), que é considerada a maior da região latino-americana.
Andrew Fowles, presidente da Reed Travel Exhibitions |
A interação com operadores e agentes de viagem em eventos desta magnitude é fundamental para o crescimento do turismo no estado e para atração de capital privada na formatação de novos produtos turísticos. Segundo dados da Organização Mundial do Turismo (OMT) foram 1 bilhão e 37 milhões de chegadas internacionais no ano de 2012 em todo o mundo. Um crescimento de 4% em relação ao ano anterior. “Os operadores não vendem simples pacotes de turismo. Eles vendem experiência de viagens para as pessoas”, é o que garante Marco Ferraz, presidente da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa).
A germânica Constanze Hilgers, diretora de Produtos Turísticos do órgão oficial de turismo alemão “A WTM Latin America é o pontapé inicial para as comemorações do ano da Alemanha no Brasil em 2013”.
Socorro Costa e Adenauer Goes na WTM |
Para o ministro do Turismo, Gastão Vieira, é preciso pensar e planejar as ações com os olhos no futuro. “O retorno de investimentos feitos em mega eventos esportivos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas são de médio e longo prazo, conforme nos mostra a literatura mundial de eventos desta natureza”. Ele também informou em dados atualizados, que em 2012, o Brasil recebeu 5 milhões e 670 mil turistas, sendo que as operadoras tiveram aumento de 8% em seu faturamento na comparação com 2011. “A nossa prioridade absoluta está calcada no nosso mercado interno”, afirmou o ministro.
Adenauer Goés destaca a importância da presença do destino Pará na WTM Latin America. “Essa feira tem um perfil extremamente econômico e está em sintonia com o nosso planejamento estratégico do turismo, com o Plano Ver-o-Pará. E nos ligamos a eventos desta natureza para nos aproximarmos ainda mais dos mercados emissores prioritários, os mercados que são consumidores no estado do Pará”, concluiu.
Texto: Israel Pegado - Paratur
Fotos: Israel Pegado