Carlos Figueira, Ariane Mathne e Samuela Zanolli da Liberty Turquia America Latina |
No segundo dia da feira de turismo World Travel Market Latin America, o Pará pôde apresentar seus produtos turísticos diretamente aos empresários internacionais que participam do evento, na manhã desta quarta-feira (24), durante a rodada de negócios “Speed Networking Session”, coordenada pelo Sebrae nacional. Contatos foram estabelecidos com membros do trade que operam em países como Estados Unidos, China, Espanha, Itália, Argentina, Peru e Turquia.
Momento tradicional em grandes feiras de turismo, as rodadas de negócios são a principal oportunidade para governos, órgãos oficiais de turismo, operadoras de turismo, agentes de viagem, organizadoras de evento, companhias aéreas e demais profissionais do setor turístico de fechar ou agendar futuros negócios, ações ou parcerias.
Frank Carrion, do Peru, conversa com gerentes da Paratur |
Trabalhando com foco nos segmentos do turismo de natureza, cultural, sol e praia, negócios e eventos, a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) apresentou nas mesas de conversa os valores da diversidade, sustentabilidade, originalidade, autenticidade e criatividade, nos quais está calcado o desenvolvimento do turismo paraense.
A gerente de Captação da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), Ariane Mathne, avalia como positiva a participação paraense. “Foi uma rodada de negócios muito produtiva. Essa conversa frente a frente é muito importante para você fazer novos contatos, articular encontros, agendar visitas ao estado. Nem sempre é possível fazer a captação de operadores no macro, então você faz no micro, com alguns deles, e pouco a pouco já se formou um grupo. A melhor forma de divulgação ainda é o boca a boca”, afirma.
Para o gerente de Promoção da Paratur, Carlos Figueira, a reação dos empresários aos atrativos turísticos do estado é salutar. “Embora alguns não conheçam o Pará, quando passamos nossas informações, apresentamos nosso material, vários deles mostram interesse pelo destino. E aqui já convidamos vários deles a participar de nossa capacitação amanhã”.
A capacitação a qual o gerente se refere, ocorrerá nesta quinta-feira (25), quando será feita uma apresentação multimídia do destino Pará, em especial do roteiro “Pará 8 dias e 7 noites”, exclusiva para mais de 40 associados de operadoras de turismo do mercado internacional.
Carlos Figueira, Ariane Mathne e Ying Yang, da China |
A participação do Pará na WTM Latin America é uma ação institucional da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com apoio da Coordenadoria Municipal de Turismo de Belém (Belemtur), Travel In, Amazônia 21, Beloalter Hotel, Mãe Natureza Receptivo Turístico, Rumo Norte Expedições e OS Pará 2000, além das secretarias de turismo de Soure e Santarém.
Texto: Israel Pegado – Paratur
Fotos: Israel Pegado