quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Moradores de Algodoal aprovam nova unidade de conservação em consulta pública

A unidade de conservação, na categoria Monumento Natural,  objetiva
preservar sítios naturais raros e de grande beleza cênica na ilha de Maiandeua
Em uma consulta pública promovida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), na tarde de terça-feira (18), na vila de Algodoal, distrito de Maracanã, município do nordeste do Pará, foi aprovada a criação de uma nova unidade de conservação ambiental na Ilha de Maiandeua. No encontro, realizado na sede da Associação de Pescadores Artesanais de Algodoal, moradores e lideranças locais debateram o funcionamento das Áreas de Proteção Ambiental da ilha e votaram a favor da criação do Monumento Natural Dunas e Lagos de Algodoal.

Segundo Crisomar Lobato, diretor de Áreas Protegidas da Sema, “Monumento Natural” é uma unidade de conservação da natureza que tem como meta a preservação de ecossistemas raros ou de grande beleza cênica. Na ilha de Maiandeua, a área indicada para a criação do Monumento Natural compreende 256,4 hectares, e abrange ambientes de dunas, restingas, lagos e manguezais.

"O principal objetivo dessa consulta pública é ouvir os moradores da ilha sobre essa nova unidade de conservação estadual, que vai beneficiar o ecossistema local e conservar sítios naturais da área. Daí a importância desse encontro. Quanto maior a participação da comunidade nesse processo, melhor será o resultado da ação", explicou Crisomar Lobato.

Presidente da Associação de Carroceiros de Algodoal, Ailton Macedo, 29 anos, aprovou a iniciativa, ressaltando que a preservação da ilha é um assunto que sempre deve ser debatido por todos. “A responsabilidade sobre a conservação ecológica da ilha é um assunto que interessa a todos os moradores daqui. Portanto, nada mais justo que ouvir os nativos. A Sema e demais órgãos públicos que atuam na preservação da ilha são muito importantes, mas decisão nenhuma deve ser tomada sem escutar os moradores locais. Afinal, somos nós os principais dependentes desse processo”, afirmou ele.