A folia nos nove estados da Amazônia Legal tem peculiaridades que fazem dessa manifestação algo sui generis
Por décadas o carnaval brasileiro foi, erroneamente, divulgado com maior destaque para as alegorias e mulatas, estilo globeleza, do Rio de Janeiro. No máximo repercutia-se o estilo baiano e pernambucano de sambar diferente. No entanto, uma nova cultura se instalou mundo a fora e o nosso carnaval ganhou outros sons, outras cores e também outros referenciais geográficos no Brasil.
Aqui na Amazônia Legal, formada por 9 estados que integram a bacia amazônica, é festejado com peculiaridades que fazem dessa manifestação cultural algo sui generis. Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins e parte do estado do Maranhão estão em festa com programação especial.
Os foliões na Amazônia são os nativos herdeiros das culturas indígenas, africanas e europeias, dos povos colonizadores do Brasil, mas também turistas oriundos de vários países.
Nesse bioma diversificado a folia corre solta com apresentação de blocos e escolas de samba. Enquanto em Belém, capital do Pará, a programação carnavalesca já se despediu de momo, se deslocando para as cidades do interior, entre elas Vigia, Cametá, Óbidos, São Caetano de Odivelas e outros, nos demais estados da Amazônia Legal o carnaval será neste final de semana.
Confira parte dessa programação na Amazônia Legal em nosso site na Rede Pará